França fez o perfil dos turistas portugueses, o 10.º mercado do país

A Embaixada de França em Portugal e a Atout France juntaram-se esta terça-feira, 16 de maio, para apresentar à imprensa e especialistas da área do Turismo, os resultados de um estudo sobre as viagens dos portugueses para o território francês, referente a 2022.

O estudo, em colaboração com a NIELSEN, concluiu que 300 pessoas residentes em Portugal viajaram para França no ano passado, numa amostra de 1.500 entrevistas online, sendo que 83% viajou uma a três vezes para o país.

O destino francês é o segundo mais escolhido pelos entrevistados portugueses (28%), sendo que o destino predileto é a Espanha (33%). Saiba que o mercado português é o 10.º mercado de França, atrás de países como Espanha, Reino Unido, Alemanha e Países Baixos.

Meios de transporte

A maioria dos viajantes portugueses optaram por deslocar-se de avião para França (68%), sendo que da totalidade, 46% escolheu voar em companhias aéreas low cost. O automóvel foi o segundo transporte mais usado (23%) e o autocarro ocupou o top três com 11%.

Tipologia das viagens dos portugueses para França

Uma grande parte dos inquiridos viajou no verão de 2022 (39%). Na primavera viajaram 33%, no outono 18% e no inverno 11%. Destas viagens, 74% foram feitas em contexto de lazer (excluindo esqui, que representa apenas 2% do motivo para viajar) e 33% foram visitar familiares ou amigo residentes em França.

Em média, cada viajante ficou no destino 5,5 dias e gastou 560 euros por pessoa, sendo que 36% dos turistas portugueses teve gastos na ordem dos 200 a 400 euros, incluindo preços das passagens aéreas.

A nível de alojamento, 27% ficou em hotéis de três estrelas, 24% em hotéis de quatro estrelas e 23% optou por ficar na residência de familiares ou amigos.

Em relação às viagens em trabalho, apenas 27 dos 300 inquiridos o fez, com 65% a garantir que aproveitou a viagem para trabalho/negócios e também lazer.

Em relação aos motivos para viajar, 60% confessou que foi para turismo urbano, ou seja, visitar as cidades, 54% foi pela gastronomia e 52% fez visitas culturais (museus, monumentos, etc).

A região francesa predileta para os portugueses viajarem em 2022 foi Paris (86%), seguindo-se Córsega e Normandia com 33%. Em média, os portugueses admitem conhecer pelo menos três regiões do país.

Já 65% dos inquiridos que viajou para França fê-lo acompanhado pelo parceiro, 37% com os filhos e 20% com outros familiares adultos.

Reservas e informação: quais são as preferências?

Segundo o estudo, uma grande parte dos portugueses reservaram a viagem, quase na totalidade (95%), pela internet, com os websites dos hotéis a serem os mais usados (47%). As agências de viagens/operadores turísticos representaram 22% das reservas para França.

Também 65% dos turistas portugueses reservaram a viagem em pacote completo (65%) e destes, 63% fez a reserva pela internet e 34% através das agências de viagens. Ainda no sistema de pacote completo, a Booking foi a favorita para reservar (51%), seguindo-se a Trivago (23%) e a eDreams (12%).

A nível de informação, metade dos viajantes consideraram que as mais relevantes são as gerais (50%), com os locais de interesse a ocupar o segundo lugar de preferência nesta matéria (48%) e 44% admitiu que informações de horários e transportes são igualmente importantes.

O índice de satisfação

Os turistas portugueses em França revelaram que a relação qualidade/preço (66%) e as ofertas na internet (38%) tiveram impacto na decisão do destino.

Além disso, 87% quer regressar a França nos próximos dois a três anos, com apenas 13% a dizer que não, sendo que pretendem conhecer novos destinos. Entre os motivos para voltar a visitar o território francês está o apreço pelo país (67%) e a componente de visita a amigos e familiares (46%).

Por fim, França é um destino bem avaliado pelos visitantes portugueses, com destaque para o interesse turístico do país, para o acolhimento e para as informações dadas no local.

A melhorar, os portugueses apontam os preços e os custos de vida, a par da relação qualidade/preço da restauração e outros serviços, e o conhecimento de português e inglês.

A Atout France pretende trazer anualmente estudos sobre o mercado turístico português no país, além de querer apostar mais em estratégias de marketing e comunicação.

Por redação Ambitur