Freeport bate recorde de vendas com ajuda do turismo

O Freeport, o maior outlet da Europa, registou entre Julho de 2013 e Junho de 2014 um volume de negócios de 107 milhões de euros, alcançando um novo recorde de vendas no ano em que celebra uma década desde a sua abertura em Portugal.No último ano fiscal do Freeport& (Julho de 2013 a Junho de 2014), o volume de vendas cresceu 7,1% face ao período homólogo, reflexo da atracção de visitantes nacionais e internacionais, do aumento do valor médio de compra e do reforço da oferta de marcas internacionais em 2013 e 2014.De acordo com o comunicado, o número de visitantes do Freeport cresceu 2,3% totalizando cerca de 4 milhões. Já o gasto médio dos visitantes do Freeport subiu 4,8% entre Julho de 2013 e Junho de 2014, contribuindo decisivamente para o recorde de vendas agora atingido. O reforço da oferta de marcas internacionais no mesmo período foi também um factor determinante nos resultados do Freeport, cifrando-se o contributo das novas lojas abertas no último semestre de 2013 em 10% no volume de vendas neste período.A aposta do Freeport no turismo de compras iniciada pelo há cinco anos continua a revelar-se um eixo estratégico, tendo no último exercício, o volume de negócios gerado por clientes originários de países fora da Europa sido superior a 20% com um crescimento de 9% (dados Global Blue -TaxRefund), num valor superior a 20 milhões de euros. No caso das marcas premium presentes no Freeport, mais de 35% do volume de negócios é já suportada com gastos dos turistas não comunitários, com brasileiros, angolanos e chineses a representarem cerca de 85% dos turistas extracomunitários.&Estes são resultados robustos e uma boa forma de celebrar o 10º aniversário da operação em Portugal. O ano transacto também se pautou pelo término de uma parte significativa dos contratos de 10 anos. O bom desempenho operacional do Freeport permitiu ainda uma taxa de sucesso de 90% na renovação destes contratos, prova inequívoca da aposta dos lojistas e um alicerce da sustentabilidade do Freeport”, afirmou Nuno Oliveira, director-geral do Freeport, acrescentando que “se nos focarmos no período mais recente da história do outlet, de 2007 a 2014 verificamos um aumento de vendas de 20% ao mesmo tempo que o mercado decresceu 35%. Estamos assim optimistas para começar a escrever a próxima década do Freeport, sendo que para 2014-2015 estimamos atingir um volume de vendas de 110 milhões de euros, um crescimento de 3% face ao ano fiscal que agora terminou”.