Funchal aposta na oferta de experiências únicas para atrair novos segmentos

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, apresentou, esta manhã, em Lisboa, o novo plano estratégico municipal para o turismo, que deverá vigorar até ao final de 2017, e que deverá trazer à cidade do Funchal mais 250 mil turistas do que em 2015, o melhor ano de sempre do turismo da Madeira, e elevar a satisfação dos turistas para os 80%. Segundo o responsável, este é um plano que pretende estar ao lado dos planos já existentes, quer ao nível nacional, quer ao nível regional. “O plano regional é um plano mais macro, o municipal acrescenta algo, estando mais focado nas experiências e vivências” que os turistas podem ter na cidade, afirmou o responsável, dando conta de que o Funchal é responsável por 53% das unidades da região, 66% dos hóspedes que visitam a Madeira, 69% do emprego da região e 71% dos proveitos.

Tendo como objetivo principal qualificar a oferta turística da cidade, aumentar o número de turistas, elevar o grau de satisfação do turista, que é atualmente de 70%, e contribuir para o aumento da permanência (que está nos 5,7 dias), o plano estratégico do turismo, que tem como mote “Funchal experiência única”, está assente em três áreas: Funchal como catalisador do turismo da Madeira; na criação de um produto diferenciador; e na potenciação do Funchal como uma marca turística mundial, tendo apresentado uma nova imagem. Assim, e de acordo com Paulo Cafôfo é intenção do município proporcionar um maior número de experiências aos turistas para que estes possam ficar mais tempo e ao mesmo tempo deixar mais dinheiro na cidade. É objetivo também atrair novos segmentos.

Destacando as particularidades do Funchal nos segmentos de natureza e sol e mar, como são o clima ou a fauna e flora únicas, Paulo Cafofo deu conta de algumas ações que serão levadas a cabo nos próximos dois anos, das quais se destacam a melhoria do parque ecológico do Funchal, a criação de um eco-parque marinho e a inauguração do complexo balneário do Lido, encerrado desde 2010. No campo da cultura, o município pretende dinamizar um maior número de eventos. “Uma cidade cosmopolita como o Funchal tem de ter uma cultura urbana. As pessoas têm que estar ocupadas porque o turismo vive disso, de experiências”, afirma Paulo Cafofo. Nas ruas, os turistas vão poder encontrar mais informação, “que os levarão para os sítios que pretendemos”, explica o responsável. Serão criados mapas e percursos turísticos acessíveis, serão lançadas aplicações e o Funchal Card, que para além de descontos, proporciona maior segurança e conforto ao turista e serão abertos mais postos de turismo pela cidade. O município lançará ainda um novo portal turístico e de eventos.

Depois de terminado este plano, em finais de 2017, e já com melhorias efetuadas no campo das acessibilidades dos equipamentos turísticos do município para pessoas com mobilidade reduzida, a cidade quer potenciar a sua promoção como destino acessível para todos.

Município do Funchal organiza encontro anual com operadores turísticos já este ano

Do plano estratégico hoje apresentado consta ainda a organização de reuniões regulares com os players do setor e a organização de um encontro anual com os operadores turísticos nacionais e internacionais. “Queremos que este encontro seja marcante, ou seja, uma referência. Estamos a fazer o trabalho de planeamento, a ver e definir quais são os pontos que queremos ver focados”, afirmou o responsável.

O encontro deverá realizar-se em outubro.

Funchal quer ser destino de “city breaks” para portugueses

O município pretende ainda trabalhar para que o Funchal comece a ser visto, pelo mercado nacional, como um destino de “city breaks”. “Queremos que os portugueses possam ir ao Funchal num fim de semana ou num fim de semana prolongado e desfrutar das experiências” que a cidade pode oferecer.