Furacão Irma cancela partida do MSC Divina e altera embarque do MSC Opera

A MSC Cruzeiros anunciou esta quarta-feira que irá cancelar a partida do MSC Divina no próximo sábado, 9 de setembro, e alterou o porto de embarque/desembarque do MSC Opera que vai prolongar a sua escala em Cozumel, México, a partir do dia 8 até ao dia 10 setembro, domingo, substituindo a escala em Havana, devido à passagem do furacão Irma pelas Caraíbas.

“Devido ao provável horário de chegada do furacão Irma à costa do Sul da Florida, será impossível completar a operação de turnaround prevista para sábado, dia 9 de setembro. Por esta razão, tomámos a difícil decisão de cancelar o próximo cruzeiro do MSC Divina, originalmente previsto com partida nesse dia”, explica a MSC Cruzeiros em comunicado.

O MSC Divina dirigir-se-á agora directamente para Miami, onde deverá chegar na manhã do dia 7 de Setembro, antes do provável encerramento do porto na sexta-feira, de modo a permitir o regresso a casa aos passageiros que pretenderem desembarcar.

“Assim que o desembarque esteja terminado, o navio seguirá para Cozumel (México), fora do alcance do Irma, permitindo aos passageiros, que pretenderem permanecer a bordo, continuar o seu cruzeiro. O navio ficará ao largo de Cozumel até ser seguro o seu regresso a Miami”, acrescenta a companhia.

A companhia garante também que os passageiros que desembarcarem na quinta-feira serão “reembolsados pelos dois dias de redução do seu cruzeiro e, para além disso, receberão um voucher de 25% desconto sobre o preço de um futuro Cruzeiro MSC. Os passageiros que continuarem o cruzeiro depois da escala de quinta-feira em Miami, até à escala seguinte, dia 12 de setembro, também receberão o mesmo voucher. Todos os passageiros que reservaram um voo com a MSC  e que optaram tanto por permanecer a bordo como por desembarcar dois dias antes do final do cruzeiro, serão automaticamente realocados num outro voo”.

No caso do MSC Opera, “os procedimentos de embarque e desembarque terão lugar em Cozumel a partir de sábado, dia 9 de setembro. O navio navegará a partir de Cozumel no domingo à noite e seguirá para a Cidade de Belize, continuando o itinerário como previsto inicialmente”, assegura a MSC Cruzeiros.

A companhia compromete-se a “disponibilizar transfers de/para o aeroporto de Cancun, de modo a permitir aos passageiros iniciarem a sua viagem para casa e a assistir os passageiros que chegam para que embarquem no navio antes de iniciarem o seu cruzeiro”, e avisa que “todos os passageiros que vão embarcar e que reservaram os voos por si próprios, o novo aeroporto de chegada será Cancun.

Para todos os que não terão a possibilidade de encontrar uma solução de modo a chegar ao porto de embarque de Cozumel, a MSC Cruzeiros vai oferecer um voucher no valor do total pago, para ser utilizado num futuro cruzeiro. O voucher terá a validade de dois anos.

Recorde-se que o furacão Irma atingiu a categoria 5, a mais elevada na classificação deste tipo de fenómenos meteorológicos, o que levou já a alterações nos itinerários de vários navios de cruzeiro e à declaração do estado de emergência na Florida e em várias ilhas das Caraíbas.