Furacão Maria afasta-se da República Dominicana sem causar danos

O Furacão Maria continua em movimento para noroeste, afastando-se agora da costa da República Dominicana, sem causar grande impacto na indústria turística do país. O Centro Nacional de Furacões dos EUA mantém o alerta para a costa norte do país, que inclui destinos como: Puerto Plata, Sosúa, Cabarete e Samaná. Espera-se que as condições climáticas comecem a melhorar a partir de hoje.

“Na zona norte a situação está dentro do controle, apesar das chuvas intermitentes e de ventos moderados que causaram a queda de algumas árvores. Realizámos um reconhecimento pela área e constatámos que as infraestruturas hoteleiras não sofreram nenhum dano e os serviços de eletricidade e água funcionam sem problemas. As estradas estão operacionais e o Aeroporto Gregorio Luperón não foi afetado”, explica Julio Almonte, Vice-ministro de Turismo da República Dominicana para a zona norte, em comunicado enviado à imprensa.

No que diz respeito aos aeroportos de Punta Cana, La Romana y Presidente Bosch em Samaná, o Instituto Dominicano de Aviação Civil (IDAC) ordenou a retoma das operações para o dia de hoje. Espera-se que o itinerário de voos para o país regresse à normalidade nas próximas horas.

O setor hoteleiro, por uma questão de precaução, ativou os protocolos de gestão de furacões desde a semana passada, para lidar com qualquer efeito que pudesse ocorrer. “Até ao momento não foi reportado nenhum dano significativo nos principais destinos turísticos do país. Existem patrulhas de limpeza e jardinagem a trabalhar para reparar alguns estragos que o vento e a chuva provocaram, mas felizmente, os protocolos e procedimentos estabelecidos ajudaram a lidar com quaisquer questões que tenham surgido”, disse Joel Santos, Presidente da Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana (ASONAHORES).

Para o Ministério de Turismo da República Dominicana (MITUR), “o bem-estar e a segurança dos nossos visitantes é a prioridade. Portanto, manteremos a vigilância e os alertas da situação até que o Furacão termine a sua passagem pelas Caraíbas, e daremos atualizações sempre que seja necessário”.