O Future Labs é um projeto do NEST – Centro de Inovação do Turismo e desenvolvido em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, tornando-se numa referência nacional para a inovação no setor do Turismo. Trata-se de um espaço aberto a startups ou entidades que queiram desenvolver produtos e serviços através da experimentação em ambiente real e contribuir para a inovação do turismo português na área hoteleira e complementares. Entre a lista dos primeiros a utilizar o espaço para pilotos de inovação estão a ADENE, Acessible Portugal e Dotesfera, Mastercard, Microsoft, Turismo de Portugal.
Roberto Antunes, diretor executivo do NEST refere que: “Este projeto vem materializar um dos principais pilares estratégicos do NEST: criar espaço para a experimentação e execução de pilotos para a inovação no turismo. Concretizar um espaço dedicado a este fim foi uma conquista de 2020 de que estamos muito orgulhosos, especialmente por termos no seu arranque, e já em curso, parceiros tão relevantes como a ADENE, a Accessible Portugal, a Microsoft ou a Mastercard.”
O objetivo do NEST é que estes pilotos dêem origem a Minimum Viable Products (MVPs) com foco em quatro áreas prioritárias: sustentabilidade e eficiência operacional de recursos (energia, água, resíduos e desperdício F&B), seamless experience de hóspedes e clientes, recolha de big data e na personalização de experiências. Desta forma, pretende-se concretizar soluções tecnológicas que melhorem a satisfação do cliente final, maximizem vendas diretas, melhorem o marketing de conteúdos e rentabilizem os recursos dos hotéis. Os resultados dos pilotos já em curso serão tornados públicos através de relatórios e casos práticos que comprovem os conhecimentos adquiridos e a inovação desenvolvida.
São já quatro os pilotos que começaram a ser desenvolvidos ainda em 2020 e que visam explorar e melhorar os vários aspetos da hotelaria em Portugal. A acessibilidade e o atendimento inclusivos serão trabalhados através da criação de uma web app para capacitação do staff no ramo hoteleiro, em parceria com o Turismo de Portugal, a Accessible Portugal e a Pipecodes.
Já aspetos relativos à sustentabilidade serão abordados através de soluções e tecnologias para a gestão eficaz da água e energia nos hotéis, nomeadamente da ferramenta Eart da Phyen, o projeto vencedor do prémio Especial Turismo by NEST, nos prémios AQUA+ da ADENE.
O piloto com a colaboração da Mastercard tem foco numa experiência seamless e touchless de check-in/check-out dos hóspedes, permitindo ao sector hoteleiro e serviços complementares proporcionar ao turista segurança e confiança nas suas viagens. Por último, o tema da Big Data será desenvolvido em conjunto com a Microsoft e pela NOS, com o objetivo de captar e tratar dados dos turistas a partir da sua estadia no 11 Hotel School, possibilitando a personalização e encaminhamento para as atividades e equipamentos culturais da região de Setúbal.
A Cyango, a grande vencedora do programa Tourism Solutions Now! – programa criado pelo NEST, em parceria com a Startup Lisboa, para encontrar respostas aos desafios do setor do turismo -, é também uma das soluções incluídas no Future Labs com a aplicação do seu software para a criação de visitas virtuais no site do hotel (11 Hotel School). Assim, pretende potenciar as reservas diretas no hotel, através do seu storytelling para unidades de alojamento.
A aprendizagem advinda destes pilotos, será uma alavanca de conhecimento para o setor do turismo em Portugal e todo o seu tecido empresarial, assim como de oportunidades de formação para quem no futuro irá trabalhar e liderar na área do turismo.