Galo Resort – Nova marca Sentido quer posicionar-se como marca experiencial

Esta é a nova marca introduzida pela Der Touristik Hotels & Resorts que, em 2020, adquiriu o Galo Resort, agora designado por Hotéis Sentido. Eric Schumann, administrador destes hotéis na ilha da Madeira, garante que “a marca Galo Resort, forte no mercado alemão, irá continuar até fazer Sentido”.

O grupo alemão Der Touristik Hotels & Resorts comprou em janeiro de 2020 o Galo Resort, constituído por três hotéis localizados na Madeira – Galomar, Galosol e Alpino Atlântico. A aposta é consolidar a nova marca Sentido Galo Resort mas Eric Schumann, administrador, confirma à Ambitur que ainda “estamos numa fase inicial de posicionamento e reconhecimento da marca Sentido nos mercados-alvo” e adianta que “a marca Galo Resort, forte no mercado alemão, irá continuar até fazer Sentido”.

A nova marca pretende posicionar-se como uma marca experiencial que oferece um conjunto de serviços de alojamento e lazer premium, explica o responsável, “com base num tipo de consumo hedónico, que combina experiencias sensoriais, fantasiosas e emocionais, únicas e diferenciadoras, onde os hóspedes participam ativamente”. Daí a assinatura “recreação para todos os sentidos”, que reforça o carácter de entretenimento ao nível sensorial, onde os cinco sentidos ganham destaque.

“Alguns dos elementos tangíveis da marca incluem um percurso sensorial no exterior, onde é possível passear descalço e experienciar um momento de descoberta sensorial, e as Suites Fitness e Sentido, suites que oferecem um conjunto de experiências sensoriais e momentos de ativação da marca, através de equipamentos e serviços únicos, como por exemplo PT no quarto com plano e rotina personalizada da marca, difusor com um aroma personalizado, experiências multissensoriais holísticas, entre outros”, sublinha Eric Schumann.

Sustentabilidade e inovação
A sustentabilidade e a inovação têm sido prioridades nos Hotéis Sentido, o que lhes mereceu já duas novas nomeações para World Travel Awards 2021 – a nível nacional (Portugal’s Leading Green Hotel) e europeu (Europe’s Leading Green Resort) -, prémio que já venceram a nível nacional por três anos consecutivos (2017 a 2019).

Eric Schumann garante que, nas duas últimas décadas, o grupo tem investido em recursos fundamentais ” para a execução da nossa estratégia de inovação numa ótica de bom desempenho ambiental e racionalidade económica”. A inovação é visível ao nível do produto e serviços, com uma aposta nas energias renováveis e na gestão eficiente dos recursos. O primeiro passo foi dado em 2010 com a instalação de 66 painéis solares, a substituição da luminária por iluminação LED em todas as áreas comuns, sensores de humidade nos jardins, redutores de água e sistemas de informação digital através das TVs nos quartos. O administrador dos hotéis Sentido, recorda ainda que o Sentido Galomar é hoje um hotel sustentável e eficiente, resultado de um investimento, em 2018, de cerca de sete milhões de euros na construção de um edifício com 77 quartos e classificação energética A. “Estamos a falar de um edifício construído de raiz para a hotelaria, energeticamente autossuficiente e dotado de uma infraestrutura técnica altamente inovadora, traduzida num sistema inteligente de monitorização e gestão de recursos (GTC) que gere e monitoriza todos os equipamentos e infraestruturas técnicas, bem como os recursos operacionais”, explica.

O grupo implementou ainda o sistema Infraspeak que permitiu melhorar processos de manutenção e reparação, reduzindo o consumo de recursos naturais, materiais e humanos. Atualmente, em parceria com a DTway, está a desenvolver um sistema de análise de dados através do GTC que visa o equilíbrio entre a eficiência energética e o conforto dos utilizadores. Além disso, o grupo conta com um engenheiro ambiental nos quadros que tem como missão desenvolver e monitorizar medidas ambientalmente responsáveis e que tem contribuído para o estabelecimento de parcerias e contactos determinantes para a estratégia de sustentabilidade.