Garrafeira D. Figueiredo: O bom vinho do Porto, novas marcas e velhos clássicos

A Garrafeira D. Figueiredo, na Póvoa de Varzim, oferece o bom vinho do Porto e muito mais. A aposta nos vinhos nacionais é fruto da qualidade que se encontra um pouco por todo o País e o intuito é dar a conhecer novas marcas assim como valorizar os grandes “clássicos”. A Ambitur.pt conversou com Pedro Montenegro, um dos sócios da Garrafeira, que nos desvendou toda a história.

Foi na década de 80 que a empresa D. Figueiredo e Irmãos abriu um ponto de venda alimentar e de bebidas, segundo o conceito de cash and carry. Pedro Montenegro conta que na altura “a distribuição moderna dava passos muito tímidos” e que só anos mais tarde “com o boom das lojas pertencentes a grandes cadeias nacionais e internacionais especializadas” é que os clientes dispersaram as suas compras.

Os vinhos e as bebidas destiladas revelaram ter um “peso determinante nas vendas” e foi assim que, em 2017, a empresa tomou a decisão de transformar o ponto de venda numa garrafeira especializada: a Garrafeira D. Figueiredo.

Novas marcas e velhos clássicos

Eng. Domingos Alves de Sousa durante a degustação dos seus vinhos na Garrafeira

A paixão de Pedro Montenegro pelos vinhos nasceu há alguns anos atrás e, no seu dia a dia, “fui comprando produtos de guarda, referências que tendiam a deixar de ser produzidas e outras que acabariam por esgotar no mercado”. Desenvolveu-se o “stock” da Garrafeira que, atualmente, oferece vinhos, vinhos do porto, whisky’s velhos, espumantes e champanhe, além de uma linha gourmet.

A Garrafeira D. Figueiredo aposta sobretudo nos vinhos nacionais mas, sem descurar as marcas de referência, “fomos atrás de produtos menos conhecidos mas que oferecem qualidade/preço”, explica Pedro Montenegro. “Descobrir marcas é um trabalho complicado e moroso” mas “vende-las é gratificante”, acrescenta.

Ali encontramos vinhos de todas as regiões de Portugal, seja do Douro, Minho, Trás-os-Montes, Dão, Bairrada, Alentejo ou Algarve. “O nosso País tem uma grande diversidade e qualidade de vinhos. Há muito para descobrir, e dar a conhecer, e por isso a nossa aposta em marcas nacionais”, defende o responsável.

Além da venda dos mais variados vinhos, realiza-se todos os meses uma prova/degustação com um produtor, de forma a divulgar a marca e dar a conhecer aos clientes as etapas e processos que estão na origem do vinho. Pedro Montenegro refere que “são muitos os portugueses que nos procuram, embora haja cada vez mais estrangeiros a visitar a Garrafeira e a aceitarem uma opinião acerca do que comprar”.

O ano passado foi um “momento de transição”, segundo o responsável, e em 2019 “temos vindo a consolidar a tendência de crescimento das vendas”. Contudo, Pedro Montenegro assegura que existe ainda um longo caminho a percorrer e que “trabalhamos diariamente com o entusiasmo de quem sabe que está a dar o seu melhor”, frisando e empenho e a dedicação de Sílvia Macedo, atual responsável pela Garrafeira, que considera ser “o rosto” da loja.