Gastos dos turistas estrangeiros em Portugal crescem 12,2% em julho

As receitas dos turistas estrangeiros em Portugal atingiram, no mês de julho deste ano, os 1418 milhões de euros, num aumento na ordem dos 12,15%, face ao mesmo mês de 2014. De acordo com os dados do Banco de Portugal, divulgados hoje, também os gastos dos turistas portugueses no estrangeiro aumentaram, tendo-se verificado um crescimento de 10,72% face ao período homólogo. O saldo da balança turística em julho cifrou-se em 1103 milhões de euros, ou seja, mais 12,56% quando comparado com o período homólogo.

No acumulado de janeiro e julho de 2015, mantém-se a tendência de crescimento. Os gastos dos turistas estrangeiros em Portugal cresceram 12,18% face ao período homólogo, fixando-se nos 6002,27 milhões de euros, e os gastos dos turistas portugueses cresceram 5,78% face a 2014. Nos primeiros sete meses do ano, o saldo da balança turística registou um crescimento de 14,08%, fixando-se nos 3920,55 milhões de euros.

De acordo com o comunicado da Secretaria de Estado do Turismo, “por dia, os turistas estrangeiros deixaram em Portugal mais de 28 milhões de euros (314 euros por cada turista internacional), um aumento face aos 25 milhões de euros diários que o turismo internacional representava em Portugal no mesmo período do ano passado”. “Comparando com Espanha (cujos dados se reportam até junho), o principal destino concorrente, verifica-se que o ritmo de crescimento das receitas turísticas em Portugal é quatro vezes superior ao crescimento espanhol, assegurando o objetivo de crescer acima da concorrência que permite conquistar quota de mercado internacional”, acrescenta  comunicado.