Gastronomia brasileira atrai turistas a festivais regionais

Até Agosto são vários os festivais gastronómicos que se realizam pelo Brasil, marcando uma temporada gastronómica que já atrai muitos turistas. 97% dos turistas estrangeiros considera a gastronomia brasileira muito boa.

Aos amantes da boa gastronomia sobram motivos para viajar pelo Brasil. Sobretudo de Junho a Agosto. Durante estes meses são várias as cidades que, de norte a sul, acolhem alguns dos festivais gastronómicos mais emblemáticos do país. Ao fim de um ano são mais de 200 eventos a apresentar as melhores iguarias que o país tem para oferecer.

A temporada gastronómica arrancou em Junho. Nos dias 13 e 14 foi a vez de Pirenópolis (GO), que organizou a 10.ª edição do festival da cidade. Com sabores para todos os gostos, a expectativa para este ano era reunir cerca de 20 mil visitantes e movimentar 1,43 milhões de euros (cinco milhões de reais) na economia local. Também em Junho, entre os dias 19 e 21, decorreu o Festival Fartura de Fortaleza que, com mais de 80 actividades e a presença de 70 chefs, pretendia reunir pelo menos 12 mil pessoas no Shopping Iguatemi, na capital cearense.

O número de viajantes que faz as malas e ruma aos festivais é cada vez maior. De acordo com a última pesquisa de turismo doméstico do Ministério do Turismo brasileiro, os gastos com a alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, apenas atrás dos gastos com os transportes. A variedade de sabores e de novos chefs de cozinha é um dos factores que tornam ainda mais atrativos alguns destinos brasileiros. Segundo o mesmo gabinete, 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros consideram a gastronomia brasileira “muito boa”.

Mas a viagem gastronómica não se fica por aqui. Em Julho será a vez do festival de Búzios, que deverá atrair cerca de 30 mil pessoas entre os dias 3 e 11. Nesta edição participam cerca de 45 restaurantes com as tradicionais mesas montadas em diferentes pontos da cidade. De acordo com os organizadores, a ocupação hoteleira do município deverá chegar aos 90% durante os dias do evento.

O calendário de festivais segue até Agosto, em Tiradentes (MG), entre os dias 21 e 30. A expectativa é de superar os números de 2014, ano em que o evento atraiu 40 mil visitantes e teve a participação de aproximadamente 90 chefs, expositores e outros membros da cadeia produtiva do sector.

Para o director do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, a gastronomia é uma das bases da estrutura do turismo para o lazer e para o negócio: “Outra boa notícia é que a vocação gastronómica por parte das cidades começa agora a ser incorporada nos destinos. O que faz com que haja ainda muito para descobrir”.