Gastronomia portuguesa distinguida internacionalmente

A gastronomia portuguesa volta a ser distinguida no palco internacional, com a atribuição de duas novas estrelas pelo Guia Michelin Espanha e Portugal. A somar aos 21 restaurantes que já figuravam nesta lista, a edição de 2018 reconhece mais duas unidades no Algarve, os restaurantes Gusto by Heinz Beck (Quinta do Lago) e Vista (Praia da Rocha), refere em comunicado o Turismo de Portugal.

A Gastronomia e Vinhos constitui um património vasto tomando em consideração, não só a dimensão da atividade agrícola, das pescas e de serviços de suporte, mas também, pela sua dimensão social, espelhada nos postos de trabalho envolvidos e sobretudo, pela expressão cultural associada às atividades, tradições e festividades associadas ao ciclo agrícola, ao património construído, à história dos produtos e ao saber apurado ao longo dos tempos na produção e na confeção gastronómica. Esta dimensão cultural é rica e transversal ao país, desempenhando um papel de relevo na qualificação da nossa oferta turística e na diferenciação no plano internacional. Por estes motivos, a Gastronomia e Vinhos é um dos ativos da estratégia turística de Portugal para os próximos 10 anos – Estratégia Turismo 2027.

Quem viaja e procura Portugal com esta motivação pretende conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos sobre os produtos, mas também, contactar a autenticidade das terras e das populações. Trata-se, em boa parte, de consumidores nacionais, sendo os mercados estrangeiros de maior potencial o Reino Unido, a França, a Alemanha e a Espanha. Como viajam ao longo de todo o ano, contribuem também para atenuar os efeitos da sazonalidade e para a dinamização das economias de base regional e local. Este segmento tem, por isso, condições para se afirmar cada vez mais como um ativo turístico de grande relevância para Portugal.

Algarve: região com mais estrelas
O Algarve, por sua vez, passa a ser a região mais medalhada do país no que respeita à gastronomia, contando já com oito restaurantes premiados. Segundo Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, “enquanto principal destino turístico nacional, o Algarve atrai todos os anos inúmeros visitantes que procuram, cada vez mais, experiências diferenciadoras assentes na cultura e identidades locais. É com muito gosto que felicito os chefs João Oliveira e Danielle Pirillo pela conquista destas distinções que tornam a nossa região num exemplo de excelência gastronómica”.

Dois restaurantes algarvios, o restaurante Vista, na Praia da Rocha, em Portimão, liderado pelo chef João Oliveira, e Gusto by Heinz Beck, localizado no Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago, acabam de ser distinguidos pela primeira vez com uma estrela Michelin. Estas são, aliás, as únicas novidades nacionais na edição do Guia Michelin 2018.

Mantendo as suas duas estrelas, o Algarve tem o Vila Joya (Albufeira), de Dieter Koschina, e o Ocean, de Hans Neuner, no Vila Vita (Lagoa). Com uma estrela Michelin, na região algarvia há o Bon Bon, do chef Rui Silvestre, no Carvoeiro, Henrique Leis, de Henrique Leis, e São Gabriel, de Leonel Pereira, ambos em Almancil, e ainda o Willie’s, de Willie Wurger, em Vilamoura. A estes, juntam-se agora o Vista e o Gusto.