Gateway Portugal apresenta solução inovadora na Alimentaria&Horexpo 2019

“Inovação” é a palavra de ordem da Alimentaria&Horexpo – Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar – que está a decorrer desde domingo e termina esta terça-feira, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

A Gateway Portugal, uma empresa dedicada ao fabrico, comercialização e instalação de soluções antifurto para redução das quebras no retalho, já não marcava presença nesta feira há seis anos. Ricardo Mestre, diretor de marketing, explica à Ambitur.pt que “tivemos investimentos noutras áreas” e, este ano, “regressamos porque faz todo o sentido”.

Sendo a Gateway uma empresa de proteção e segurança dentro da área da tecnologia de informação, as novidades são uma constante. No entanto, o grande destaque que pretendem apresentar é a solução de Cash Management, “uma gestão automatizada de dinheiro em circuito fechado”, explica o responsável.

Cash Management

São várias as vantagens desta solução. “Não comete nenhum erro no que diz respeito ao troco em si”, ou seja, quando “o cliente efetua o pagamento, a máquina devolve o troco correto e sem erros”. O tempo de operação do funcionário acaba também por ser reduzido. A partir do momento em que é feito o registo, a “quantia que tem que ser paga aparece no ecrã”. Desta forma, o cliente só necessita de inserir o valor a pagar, “através das duas entradas (notas e moedas) e a máquina devolve o troco”. Outra vantagem deste sistema é a de que, no final do turno, cada operador de caixa “não precisa de fazer a recontagem das moedas manualmente porque esta solução permite fazer a contagem automática”. O Cash Management possibilita ainda “levar o dinheiro para o back office, ou seja, a máquina deposita automaticamente o dinheiro sem que o funcionário tenha que tocar. O Cash Management permite assim “mostrar como é que o dinheiro pode ser gerido sem contacto das equipas” que trabalham em hotéis, farmácias, supermercados, entre outros.

Sobre a importância da presença da Gateway nesta feira, Ricardo Mestre sublinha que, embora o foco seja o Cash Management, existem outras soluções e que já estão integradas nos hotéis, como por exemplo a solução Comercial Tablets, que pode ser utilizada de forma mais profissional e comercial. “Podem ser colocados em cima dos balcões”, permitem fazer “check in e o check out” ou, ainda, a “passagem de informação”, que pode ser conteúdos publicitários, marketing ou apresentação dos vários serviços que cada hotel pretenda apresentar.

Fazendo uma retrospetiva da empresa, o diretor de Marketing não tem dúvidas em afirmar que “o melhor ano da empresa foi o de 2017”. No entanto, em 2018, “conseguimos manter mais ou menos os números”, com alguma recaída nos “mercados externos  como foi o caso de Angola”.

Ricardo Mestre considera que o facto de a Gateway “conseguir conciliar, dentro da mesma empresa, soluções para praticamente todas as necessidades” é um fator que a diferencia das restantes. “Não existe nenhuma área da segurança, vigilância e proteção que nós enquanto empresa não consigamos resolver dentro daquela loja”. No entanto, o desafio passa por “educar o mercado sobre essas necessidades” que “são precisas ser implementadas para garantir a segurança e nós, como empresa, a parte integrante dessas soluções”, assenta.

Para o futuro, a Gateway acredita que o ano de 2019 vai ser “em linha com os de 2017 e 2018”, perspetivando que, a partir daqui, haverá “um crescimento seguro”, conclui.