GEA com tecnologia que permite às suas agências “estar na vanguarda no comércio das viagens”

O agrupamento de gestão de agências de viagens GEA investiu em contraciclo, tanto em tecnologia, como na contratação de recursos humanos que trazem uma mais-valia aos seus associados. Pedro Gordon, diretor-geral do Grupo GEA para Portugal, à margem da 17ª Convenção Nacional da rede de agências de viagens, enfatiza este ponto, exemplificando com a entrada de Paulo Mendes para diretor de Contratação do grupo e com os projetos tecnológicos que estão concluídos a ser utilizados pelas suas agências de viagens. Indica o responsável que “fizemos um grande investimento em tempo e dinheiro para que as agências de viagens tenham um incremento de eficiência na gestão das agências e um adicionar de vantagens competitivas”. Acrescentando que pretendemos deste modo “agregar valor para que as agências do grupo GEA sejam as mais profissionais, competitivas e estejam na vanguarda no comércio das viagens”.

A primeira plataforma apresentada durante a 17ª Convenção da GEA, que se realizou em Fátima, este fim-de-semana, é a TravelGEA. De acordo com Sandra de Sousa Anjos, diretora da TravelGEA Tours, “em 2021 focámos o nosso esforço no desenvolvimento de duas ferramentas tecnológicas que foram agora apresentadas e que já estão operacionais. Lançámos a plataforma da TravelGEA, que está operacional, estamos atualmente em formação e esclarecimento de dúvidas”. Para a responsável, “a sua grande vantagem é o facto de ser um agregador de informação e conteúdos. As agências têm assim acesso à possibilidade de conteúdos dos dois GDS – Amadeus e Galileo -, ao Travel Chanel da TAP, NDC’s (Iberia, British, Lufthansa, Aegean, American Airlines, Air France/KLM integração está na reta final, ao qual se seguirão outras companhias aéreas)”.

De acordo com os responsáveis da GEA, esta ferramenta permite que as agências sejam autónomas durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana, e que tenham ainda acesso à inovação dos meios de pagamento. “É uma ferramenta única, imprescindível e que vai ser uma mais-valia gigantesca para as agências. Em termos de emissões e reservas, a informação é imensa, indicando de quem é o canal de origem, sendo o agente de viagens a escolher a sua preferência. Numa fase posterior a agência vai poder reemitir ou pedir o reembolso autonomamente, nos fornecedores que derem essa possibilidade”, acrescenta Sandra de Sousa Anjos.

Paulo Mendes, diretor de Contratação da GEA, acrescenta que “com esta plataforma, todas as agências do grupo GEA são IATA, porque têm autonomia total para poder trabalhar a aviação. Sendo que a TravelGEA continua com a equipa disponível para ajudar os clientes. Esta ferramenta vai permitir flexibilidade, rapidez e rentabilidade, num campo tão competitivo como o é a aviação comercial”. Complementando, Pedro Gordon salienta que “a plataforma permite que as agências emitam com a sua patente IATA ou, para as que não têm, emitam com o IATA da TravelGEA”.

Plataforma de Pacotes Dinâmicos

O segundo projeto tecnológico apresentado na Convenção, aos seus associados, é a Plataforma de Pacotes Dinâmicos. De acordo com Paulo Mendes, “a TravelGEA lançou também a sua Plataforma de Pacotes Dinâmicos, ou seja, estas poderão reservar ao mesmo tempo os voos e hotéis num mesmo sistema, acedendo a conteúdos personalizados e que lhes permitem ser mais autónomos e aumentar a rapidez da pesquisa, sem deixarem de trabalhar com os seus fornecedores tradicionais”. De acordo o interlocutor, a GEA não é um operador turístico: “o que estamos a dar à agência é uma plataforma que lhes permite reservar o voo e o hotel em condições especiais que automaticamente permite aceder tarifas mais competitivas por ser pacote dinâmico”.

Para Nuno Tomaz, diretor comercial do Grupo GEA, é uma tendência natural das agências, que se acentua neste contexto, de “começarem a produzir os seus pacotes dada a inexistência de produto, houve muita falta de produto. Talvez por isso o destino Maldivas tenha aumentado tanto de produção nestes últimos 20 meses”. Salienta ainda o responsável que é importante destacar que, neste caso, “as agências não desaparecem perante o fornecedor”.

Por seu lado, Pedro Gordon evidencia que “estamos a juntar um motor comparador de tarifas de hotéis, onde se faz a reserva, e de voos. A agência de viagens é que é o operador do produto, não é a GEA. O que se verifica no mercado é que as agências oferecem ao mercado um pacote dinâmico através de um operador, aqui não, será tudo automatizado diretamente com os fornecedores. O que esta tem de único no mercado é que estamos a trabalhar com fornecedores diferentes, o agente de viagens é que vai escolher com quem quer trabalhar”.

“Esta plataforma tem um potencial enorme de integração de multisserviços, seja de transferes, seguros, entre outros”, acrescenta ainda Paulo Mendes.

Futuro passa por mais tecnologia e alimentar a tecnologia

Para Paulo Mendes, estas ferramentas irão “permitir flexibilidade, rapidez e rentabilidade, num campo tão competitivo como o é a aviação comercial. Mas não ficamos por aqui. As agências têm de estar preparadas para o início da retoma, desde os acordos comerciais, assim como dispor da tecnologia necessária para a sua atividade”. Recorda o responsável que a GEA já contava com a ferramenta tecnológica lançada há dois anos – “GEA Hotéis”, dando esta condições de hotelaria, “das várias centrais de reserva, uma espécie de comparador de hotéis, onde vai retirar informação de vários fornecedores e a agência decide onde quer reservar e as condições que privilegia. Esta é a vertente tecnológica que temos a nível B2B. Soluções para o dia-a-dia de trabalho”.

Adianta ainda Paulo Mendes que “estamos a desenvolver a marca branca, que vai permitir à agência de viagens ter um website, ao cliente final. A agência vai aqui poder promover conteúdos e produto, de forma a que possa ter uma montra virtual e comunicar desta forma com o seu cliente, através do seu domínio ou redes sociais, tendo a sua identidade, permitindo que o cliente possa pedir orçamentos ou reservar diretamente através da agência, em produtos diferenciados. O foco desta marca branca é a tour operação, em tempo real, com oferta e preço para reserva. Este projeto vai demorar um pouco mais de tempo a ultimar, três meses”.

Legenda Foto: Paulo Mendes, Nuno Tomaz, Sandra de Sousa Anjos e Pedro Gordon.