• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
15/07/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Upon Angels celebra 2.º aniversário com novas Suites Signature

    Upon Angels celebra 2.º aniversário com novas Suites Signature

    A Solférias apresenta São Tomé

    A Solférias apresenta São Tomé

    As estratégias das companhias aéreas para captar e fidelizar o cliente

    LATAM amplia rota Lisboa-Fortaleza até março de 2026

    Lusanova apresenta ofertas especiais para o Fim-de-Ano na Madeira e em São Miguel

    Nova Iorque, Capadócia, Madeira e Capitais Bálticas são algumas propostas de Réveillon da Lusanova

    OLI é a marca que está a equipar as casas de banho do luxuoso Maison Albar – Hotel Amoure

    OLI é a marca que está a equipar as casas de banho do luxuoso Maison Albar – Hotel Amoure

    PortoBay reabre unidades em Lisboa, Porto e Algarve

    PortoBay Falésia avançará no próximo ano com requalificação de 25 milhões

    “A associação da TAP à Iberia determinará novas apetências dos grupos portugueses em Espanha”

    “A associação da TAP à Iberia determinará novas apetências dos grupos portugueses em Espanha”

    Octant Douro reabre após renovação e apresenta exclusiva House Collection

    Octant Douro reabre após renovação e apresenta exclusiva House Collection

    Transavia inaugurou rota entre Marselha e Funchal para este verão

    Transavia inaugurou rota entre Marselha e Funchal para este verão

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Ponte de Sôr avança com obra da Praia Fluvial dos “tesos” em Montargil num investimento de 1,6M€

    Ponte de Sôr avança com obra da Praia Fluvial dos “tesos” em Montargil num investimento de 1,6M€

    IATA: tráfego aéreo de passageiros aumentou cerca de 41% no 2.º trimestre do ano

    INE: Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais com ligeira queda em maio

    OE 2025: CTP quer menos impostos e mais incentivos ao emprego e turismo interno

    As reações do setor turístico à reprivatização da TAP

    “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    AHP abre novos cursos de formação dirigidos à hotelaria em quatro regiões de Portugal

    AHP obtém certificação da DGERT como entidade formadora

    Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

    Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

    Luís Montenegro confirma que será privatizado 49,9% do capital social da TAP

    Luís Montenegro confirma que será privatizado 49,9% do capital social da TAP

    WTTC: contributo do setor do turismo no PIB português caiu 21 mil milhões de euros em 2020

    INE: Atividade turística manteve trajetória de crescimento em 2024

    36% dos colaboradores esperam que a sua empresa ofereça a opção de fazer viagens mais sustentáveis

    SAP Concur: Há turbulência nas viagens empresariais (incluindo no mercado nacional)

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Turismo Náutico: Alentejo Interior destaca-se em Circuito Nacional de Vela a 27 e 28 de setembro

    Turismo Náutico: Alentejo Interior destaca-se em Circuito Nacional de Vela a 27 e 28 de setembro

    Emirates organiza Open Days no mês de maio

    Emirates vai recrutar em destinos de férias na Europa, incluindo na Madeira

    João Grave é o novo Diretor de Enologia e Operações na Quinta da Alorna

    João Grave é o novo Diretor de Enologia e Operações na Quinta da Alorna

    Alentejo destaca-se no enoturismo internacional ao receber o GWTO Global Summit 2026

    Alentejo destaca-se no enoturismo internacional ao receber o GWTO Global Summit 2026

    PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    Emirates organiza Open Days no mês de maio

    Emirates prepara ronda de recrutamento em Portugal durante o mês de julho

    Summit Go4Travel 2025 ruma à ilha Terceira em novembro

    Summit Go4Travel 2025 ruma à ilha Terceira em novembro

    Tivoli Avenida da Liberdade anuncia novo diretor de Food & Beverage

    Tivoli Avenida da Liberdade anuncia novo diretor de Food & Beverage

    HOST Douro debate hospitalidade da região (e não só) nos dias 14 e 15 de setembro

    HOST Douro debate hospitalidade da região (e não só) nos dias 14 e 15 de setembro

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Hotel La Fontaine – Uma estadia tranquila em Esmoriz

    Hotel La Fontaine: Uma estadia tranquila em Esmoriz

    Algarve reforça liderança como destino balnear ao somar 238 distinções 

    Algarve reforça liderança como destino balnear ao somar 238 distinções 

    Monte Prado Minho Hotel & Spa: Refúgio de tranquilidade e bem-estar

    Monte Prado Minho Hotel & Spa: Refúgio de tranquilidade e bem-estar

    Hotel Concha: Umas férias tranquilas em família

    Hotel Concha: Umas férias tranquilas em família

    Argentina com Lusanova & Air Europa (V): Cachi, o regresso ao século XVIII

    Argentina com Lusanova & Air Europa (V): Cachi, o regresso ao século XVIII

    Região do Algarve tem 65 unidades turística distinguidas com o Green Key 2025

    Região do Algarve tem 65 unidades turística distinguidas com o Green Key 2025

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Pronto para invadir as Linhas de Torres?

    Pronto para invadir as Linhas de Torres?

    HousesinPico: Casas rurais nos Açores

    HousesinPico: Casas rurais nos Açores

    Royal Caribbean abre as portas do seu primeiro Royal Beach Club em dezembro

    Royal Caribbean abre as portas do seu primeiro Royal Beach Club em dezembro

    Family Golf Park: O ponto de encontro para toda a família

    Family Golf Park: O ponto de encontro para toda a família

    Dream Wave: Há 20 anos a criar memórias inesquecíveis

    Dream Wave Algarve: Mais de um milhão de visitantes felizes

    Rooftop do Hotel Baía reabre após renovação e promete ser spot imperdível neste verão

    Rooftop do Hotel Baía reabre após renovação e promete ser spot imperdível neste verão

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Upon Angels celebra 2.º aniversário com novas Suites Signature

    Upon Angels celebra 2.º aniversário com novas Suites Signature

    A Solférias apresenta São Tomé

    A Solférias apresenta São Tomé

    As estratégias das companhias aéreas para captar e fidelizar o cliente

    LATAM amplia rota Lisboa-Fortaleza até março de 2026

    Lusanova apresenta ofertas especiais para o Fim-de-Ano na Madeira e em São Miguel

    Nova Iorque, Capadócia, Madeira e Capitais Bálticas são algumas propostas de Réveillon da Lusanova

    OLI é a marca que está a equipar as casas de banho do luxuoso Maison Albar – Hotel Amoure

    OLI é a marca que está a equipar as casas de banho do luxuoso Maison Albar – Hotel Amoure

    PortoBay reabre unidades em Lisboa, Porto e Algarve

    PortoBay Falésia avançará no próximo ano com requalificação de 25 milhões

    “A associação da TAP à Iberia determinará novas apetências dos grupos portugueses em Espanha”

    “A associação da TAP à Iberia determinará novas apetências dos grupos portugueses em Espanha”

    Octant Douro reabre após renovação e apresenta exclusiva House Collection

    Octant Douro reabre após renovação e apresenta exclusiva House Collection

    Transavia inaugurou rota entre Marselha e Funchal para este verão

    Transavia inaugurou rota entre Marselha e Funchal para este verão

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Ponte de Sôr avança com obra da Praia Fluvial dos “tesos” em Montargil num investimento de 1,6M€

    Ponte de Sôr avança com obra da Praia Fluvial dos “tesos” em Montargil num investimento de 1,6M€

    IATA: tráfego aéreo de passageiros aumentou cerca de 41% no 2.º trimestre do ano

    INE: Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais com ligeira queda em maio

    OE 2025: CTP quer menos impostos e mais incentivos ao emprego e turismo interno

    As reações do setor turístico à reprivatização da TAP

    “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    “O sucesso e o insucesso dos destinos são determinados pela dinâmica do cliente em escrutinar”

    AHP abre novos cursos de formação dirigidos à hotelaria em quatro regiões de Portugal

    AHP obtém certificação da DGERT como entidade formadora

    Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

    Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo integra Federação Europeia do Caminho de Santiago

    Luís Montenegro confirma que será privatizado 49,9% do capital social da TAP

    Luís Montenegro confirma que será privatizado 49,9% do capital social da TAP

    WTTC: contributo do setor do turismo no PIB português caiu 21 mil milhões de euros em 2020

    INE: Atividade turística manteve trajetória de crescimento em 2024

    36% dos colaboradores esperam que a sua empresa ofereça a opção de fazer viagens mais sustentáveis

    SAP Concur: Há turbulência nas viagens empresariais (incluindo no mercado nacional)

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Turismo Náutico: Alentejo Interior destaca-se em Circuito Nacional de Vela a 27 e 28 de setembro

    Turismo Náutico: Alentejo Interior destaca-se em Circuito Nacional de Vela a 27 e 28 de setembro

    Emirates organiza Open Days no mês de maio

    Emirates vai recrutar em destinos de férias na Europa, incluindo na Madeira

    João Grave é o novo Diretor de Enologia e Operações na Quinta da Alorna

    João Grave é o novo Diretor de Enologia e Operações na Quinta da Alorna

    Alentejo destaca-se no enoturismo internacional ao receber o GWTO Global Summit 2026

    Alentejo destaca-se no enoturismo internacional ao receber o GWTO Global Summit 2026

    PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    PHC Hotels reforça equipa comercial e de eventos

    Emirates organiza Open Days no mês de maio

    Emirates prepara ronda de recrutamento em Portugal durante o mês de julho

    Summit Go4Travel 2025 ruma à ilha Terceira em novembro

    Summit Go4Travel 2025 ruma à ilha Terceira em novembro

    Tivoli Avenida da Liberdade anuncia novo diretor de Food & Beverage

    Tivoli Avenida da Liberdade anuncia novo diretor de Food & Beverage

    HOST Douro debate hospitalidade da região (e não só) nos dias 14 e 15 de setembro

    HOST Douro debate hospitalidade da região (e não só) nos dias 14 e 15 de setembro

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Hotel La Fontaine – Uma estadia tranquila em Esmoriz

    Hotel La Fontaine: Uma estadia tranquila em Esmoriz

    Algarve reforça liderança como destino balnear ao somar 238 distinções 

    Algarve reforça liderança como destino balnear ao somar 238 distinções 

    Monte Prado Minho Hotel & Spa: Refúgio de tranquilidade e bem-estar

    Monte Prado Minho Hotel & Spa: Refúgio de tranquilidade e bem-estar

    Hotel Concha: Umas férias tranquilas em família

    Hotel Concha: Umas férias tranquilas em família

    Argentina com Lusanova & Air Europa (V): Cachi, o regresso ao século XVIII

    Argentina com Lusanova & Air Europa (V): Cachi, o regresso ao século XVIII

    Região do Algarve tem 65 unidades turística distinguidas com o Green Key 2025

    Região do Algarve tem 65 unidades turística distinguidas com o Green Key 2025

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Pronto para invadir as Linhas de Torres?

    Pronto para invadir as Linhas de Torres?

    HousesinPico: Casas rurais nos Açores

    HousesinPico: Casas rurais nos Açores

    Royal Caribbean abre as portas do seu primeiro Royal Beach Club em dezembro

    Royal Caribbean abre as portas do seu primeiro Royal Beach Club em dezembro

    Family Golf Park: O ponto de encontro para toda a família

    Family Golf Park: O ponto de encontro para toda a família

    Dream Wave: Há 20 anos a criar memórias inesquecíveis

    Dream Wave Algarve: Mais de um milhão de visitantes felizes

    Rooftop do Hotel Baía reabre após renovação e promete ser spot imperdível neste verão

    Rooftop do Hotel Baía reabre após renovação e promete ser spot imperdível neste verão

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

GEA: Preço das viagens turísticas deverá aumentar em 2022 no mercado nacional

29/11/2021
em Business, Destaque_Newsletter, Ot's Av's
Tempo de leitura: 9 minutos
Home Business
0
PARTILHAS
23
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Num painel de debate sobre “Mudanças e tendências no produto e comportamento da distribuição pós-covid na ótica dos fornecedores”, realizado no âmbito da 17ª Convenção Nacional do Grupo de Agências de Viagens GEA, que juntou quatro operadores de viagens, ficou claro que, no próximo ano, o preço das viagens turísticas em Portugal poderá atingir os valores verificados antes da pandemia. Fizeram parte deste diálogo Nuno Mateus, diretor-geral da Solférias, Duarte Correia, managing diretor da W2M, Nuno Aleixo, diretor Geral da Nortravel e Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Nortravel: “Não vai poder continuar uma grande flexibilidade na sinalização de compras”

Nuno Aleixo

Relativamente ao próximo ano. Nuno Aleixo, diretor geral da Nortravel, indica que “temos a programação avançada, iremos repor produtos que tínhamos, voltando aos destinos tradicionais, com os mesmos conceitos, evitando multidestinos, mas apostando em cidades com uma grande oferta cultural ou regiões, nas mesmas condições, de um país”. Destaca ainda o responsável que para o mercado nacional haverá um aumento da oferta em circuitos.

Recorda também que, desde o início da pandemia, verificou-se uma retoma das vendas em «last minute», sendo que se nota que o passageiro tem uma atenção redobrada sobre a segurança, sobre o que poderá acontecer se algo ocorrer no destino.

Questionado sobre se haverá alterações ao nível da sinalização da compra dos pacotes turísticos, Nuno Aleixo considera que “é uma situação muito complexa”. E indica que “temos hoje uma mais-valia que é a confiança dos consumidores nas agências de viagens e isso é muito importante. Hoje em dia o consumidor não tem receio de deixar o dinheiro nas agências de viagens, houve da parte da cadeia de valor um compromisso assumido perante o cliente”. Complementa o responsável da Nortravel que “o consumidor e os agentes de viagens precisam de produto para 2022 e nós temos de assumir compromissos perante companhias aéreas e hotéis para que isso aconteça. Para isso vai ter que continuar a existir depósitos, por parte dos clientes às agências, e terá que continuar a ter que haver pagamentos aos operadores”. Nuno Aleixo recorda que “houve uma grande flexibilização em 2021 por parte de todos os operadores, de forma a passarmos confiança ao cliente ao nível da reserva, houve casos de 60 a 45 dias, mas esta prática não vai poder continuar, isso é certo. No entanto, acredito que possa haver flexibilização do prazo de concretização das reservas, sem qualquer custo. Esta é uma situação que estamos a acompanhar e à qual somos sensíveis. Não vai poder continuar a haver uma grande flexibilidade”. Sendo assim, acredita o orador que “temos de comunicar mais com os clientes, ao nível da segurança que têm em reservar com os agentes de viagens”.

Relativamente aos preços de venda ao público, Nuno Aleixo indica que “para 2022 os aumentos que nos estão a passar (fornecedores) são cumulativos dos dois últimos anos. Todo o ciclo da cadeia de valor está a mexer, por exemplo, os autocarros que usamos também estão a aumentar o preço”. Insiste o responsável que “os destinos de maior procura, que já trabalharam bem este ano vão aumentar preço, até pela procura. Nos destinos que ainda não arrancaram, acredito que consigamos manter uma política de preços atrativos, porque estes têm de se reposicionar junto dos fornecedores. Apesar da incógnita, já assistimos a um aumento de preço, por exemplo, em Espanha já temos circuitos com acréscimo de preço de 15/20% para o próximo ano. Aumentos desta dimensão têm de ser refletidos”.

Sintetizando, Nuno Aleixo indica que “tenho uma visão que 2022 poderá ser uma tentação para alguns fornecedores aumentarem o equivalente ao que se poderia verificar em dois ou três anos”.

Solférias: “A nossa oferta para Cabo Verde em 2022 vai ser extremamente arrojada”

Nuno Mateus

Da parte da Solférias, olhando para o próximo ano, Nuno Mateus indica que “a nossa oferta para Cabo Verde em 2022 vai ser extremamente arrojada”. Para o interlocutor, o turista nacional quer confiança e curta distância para as suas férias, sendo assim “vamos privilegiar a curta distância, em destinos onde o movimento turístico está consolidado. Só abrimos um destino dois meses depois de estar consolidado, para evitar as questões das reservas e cancelamentos”. Por outro lado, o operador turístico também conta aumentar a oferta no mercado nacional. O diretor geral do operador turístico não deixa de chamar a atenção que para destinos fora da União Europeia o desafio é maior e é onde a Solférias tem a maior parte da sua oferta, sendo necessário uma “readaptação às mudanças que vão surgindo, rapidamente”.

Relativamente às tendências do nosso mercado, refere Nuno Mateus que em 2021 o «last minute» foi dominante. Mas, “no caso do (próximo) fim-de-ano sentimos uma inversão (regista-se nas operações para a Ilha do Sal, Funchal, Porto Santo e Brasil). O período de antecedência da compra aumentou”. Nuno Mateus chama ainda a atenção que “recentemente lançámos Senegal e Tunísia para o próximo ano, em junho, e de imediato começaram a cair reservas”. Considera o orador que as pessoas estão a reajustar-se a uma nova realidade. E afirma que “é claro que não conseguimos fazer uma aposta em 50 destinos (neste contexto), mas se conseguirmos colocar uma dúzia já é bom. Portugal está a demonstrar uma cultura familiar, que reserva à base das crianças, e surpreende-me a procura pela Disney, que esteve fechada em junho, mas em quatro meses chega ao 4º destino mais vendido dentro da Solférias. As lógicas existem para serem quebradas”.

Relativamente à questão da sinalização da compra dos pacotes turísticos considera Nuno Mateus que “a flexibilização é a grande arma do agente de viagens”. Mas mais importante é “conseguirmos passar a palavra ao cliente final que o arriscar meter o cartão de crédito num site qualquer é diferente de depositar dinheiro nos agentes de viagens e operadores que estão abrangidos por uma Lei Comunitária que nos obriga à devolução desse montante com prazos definidos”. Mas relativamente à flexibilização da sinalização dos pacotes. Nuno Mateus considera que “as coisas têm de mudar, porque os fornecedores estão a exigir-nos mais. Por exemplo, nos charters para o próximo ano, tivemos de os sinalizar já este ano”.

Relativamente ao momento do negócio, o responsável da Solférias considera que “ninguém tenha dúvidas que «luz» hoje em dia não falta, pode é não estar a incidir com tanta força como queremos. Se há momento para celebrar entre todos nós é agora. Não é que já tenha chegado a vitória, mas o rumo está traçado”.

Relativamente aos preços de venda das viagens no mercado nacional em 2022, considera Nuno Mateus que já começou “a normalização de preços tendo como referência 2019, ao nível dos charters. Relativamente aos voos regulares, estes serão mais complexos. Hoje em dia há menos voos, face a 2019, a tendência é que a tarifa média aumente. Como é que tentamos minimizar estas dificuldades? Através da negociação de allotments e por outro lado, através de uma utilização de tecnologias”. Alerta ainda o responsável que “neste momento temos de estar atentos à questão do fuel, do qual estamos completamente dependentes nas nossas operações”.

Refere ainda o responsável que “nas operações da Solférias nunca irão ver na última semana preços com quedas significativas. Porque isso seria o descrédito total daquilo que todos defendemos. Queremos vender com antecedência. O risco é nosso. A política comercial que tentamos incutir para que vocês possam beneficiar e não serem cruxificados pelo vosso cliente é transparente e tranquila. Mesmo perdendo algum dinheiro”.

Eduardo Cabrita: “Ainda não lançámos uma novidade que está a ser bem cozinhada para o mercado português”

Por seu lado, Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, fala de um percurso de retoma

Eduardo Cabrita

de atividade que poderá ser atingida já no próximo ano. “Houve uma readaptação, esta é constante, semana a semana, mês a mês. Temos um gabinete de crise em contacto com os governos para onde paramos, de forma a conseguirmos antecipar o que fazer. Haverá adaptações nos próximos meses. Esperamos que em 2022 no verão tenhamos a frota toda a navegar em todo o globo, com alguma normalidade, com protocolos de segurança e higiene mais fortes que os da própria sociedade”.

Para o responsável “as companhias têm que se adaptar à realidade. As reservas dos cruzeiros atualmente estão a ser feitas entre os seis a um mês antes da partida. Mas se não tivermos os destinos programados não temos reservas, nem passageiros”. Mas chama a atenção o orador que “as nossas expectativas é que voltemos rapidamente aos níveis pré-pandemia, aliás em 2022 ao nível de reservas estamos muito próximos do que acontecia em 2018 relativamente a 2019”. Indica ainda o interlocutor que “ainda não lançámos uma novidade que está a ser bem cozinhada para o mercado português, mas lá chegaremos”.

Relativamente à flexibilidade da sinalização da compra dos pacotes turísticos, para Eduardo Cabrita “a palavra de ordem é a flexibilização. A pandemia veio mostrar que nos temos de ajustar em termos comerciais à realidade. No nosso caso temos uma política definida desde 2020, esta permite que os clientes reservem o seu cruzeiro e tenham a possibilidade de reagendar o mesmo sem custo, até 15 dias da partida se for só cruzeiro, 21 dias se tiver voo”. No entanto, haverá alterações no futuro. “Esta política vai ter de ser readaptada ao longo de 2022, à medida que este vá passando. Para nós, este é o ano de reconstruir, já muito próximo de 2019. Em relação aos depósitos vamos mantê-los, acreditamos que não é este o drive que faça a diferença para que as pessoas possam reservar”.

Olhando para o preço de venda do produto MSC ao público, considera o operador de cruzeiros que “notamos que nos vários setores económicos há uma grande disrupção das cadeias de valor dos negócios. Por isso recomeçámos as operações em agosto do ano passado, para que isso não se verificasse ao nível dos fornecedores dos cruzeiros. Poderíamos ter subido os preços nessa altura e pensar que o negócio estaria acima de tudo, mas não. A ideia seria recomeçar por causa das cadeias de valor e ter um preço ajustado ao mercado, ou seja, ter um preço mais baixo. Passado um ano e meio verificamos que esse preço médio ainda está abaixo do que seria 2019”. Sendo assim, destaca Eduardo Cabrita que “a tendência de 2022 será uma subida progressiva, podemos até chegar ao preço médio de 2019. Como o setor dos cruzeiros tem esta característica, é muito mais fácil trabalharmos com algum tempo e verificar se esse preço médio fará sentido subir ou estabilizar ou ainda descer. A ideia que nos apraz é que ele se mantenha até ao final do Inverno de 2021, março/abril, sendo que a partir de fevereiro/março progressivamente, e com muita cautela, possa ter uma pequena subida sobre o verão”.

Duarte Correia: “World2Fly com licença para voar à partida de Lisboa”

Duarte Correia

Duarte Correia, managing diretor da World 2 Meet – W2M, também deu a sua visão sobre o mercado das viagens em Portugal e evolução do negócio, não sem antes anunciar que a World2Fly, a nova companhia aérea do grupo, havia conseguido na passada sexta-feira a licença para voar à partida de Lisboa e que o operador turístico espanhol Icárion será lançado no mercado no primeiro trimestre do próximo ano, programando Maldivas e Seycheles. Destinos que se vêm juntar às apostas do operador para Punta Cana, Cancun e Cuba.

Para Duarte Correia, 2022 será uma “continuidade da retoma do mercado”, sendo que o ponto de partida é um cenário em que “as reservas foram em grande quantidade em last minute. Irá ser de forma mais moderada em 2022, temos de estar disponíveis e aptos a trabalhar nesse registo, que não facilita em nada as operações”. O orador indica que “estamos a tomar iniciativas no sentido de antecipar as reservas, motivando os consumidores para termos mais alguma segurança em termos de operacionalidade dos nossos pacotes”. No entanto, considera que “a tendência do last minute será difícil inverter, é quase impossível. Nem os seguros, nem as pessoas querem inverter alterações a duas semanas antes de poderem viajar. Vamos flexibilizar os nossos serviços e dar tudo o necessário aos agentes de viagens para poderem garantir aos seus clientes que até à última hora têm condições para encetar as suas férias, ao contrário será difícil contrariar esta tendência”. Sendo assim, o orador indica que não antecipa “grandes alterações do modus operandis do mercado”.

Relativamente ao preço das vendas de viagens no próximo ano, Duarte Correia faz notar que “quando aparecemos no mercado tivemos uma política de equilíbrio de preços, não fugindo aos preços praticados no mercado, mas sim dando alternativas ao cliente e ao agente de viagens, que é o grande distribuidor do nosso produto. Entre as mais-valias que tínhamos para dar ao mercado apostámos na qualidade e diferenciação do serviço nos nossos voos, além do facto de que os agentes seriam ressarcidos de comissões nos destinos, de serviços vendidos na origem. Esta foi a diferenciação que tivemos na aproximação ao mercado nacional. Para o futuro, a nossa proposta de valor é exatamente a mesma. Sendo que o PVP obviamente será gerido na variante a oferta e a procura”.

Tags: convençãofátimaGrupo GEa Portugalmsc cruzeirosNortravelsolfériasW2MWorld2Fly
Artigo anterior

“Nova dose de incerteza” abre as portas a que a crise no setor se “alongue e adense”

Próximo artigo

Ryanair anuncia 17 novas rotas para verão 2022 em Portugal

Artigos Relacionados

Upon Angels celebra 2.º aniversário com novas Suites Signature
Alojamento

Upon Angels celebra 2.º aniversário com novas Suites Signature

15 de Julho, 2025
45
A Solférias apresenta São Tomé
Ot's Av's

A Solférias apresenta São Tomé

15 de Julho, 2025
61
Ponte de Sôr avança com obra da Praia Fluvial dos “tesos” em Montargil num investimento de 1,6M€
Política

Ponte de Sôr avança com obra da Praia Fluvial dos “tesos” em Montargil num investimento de 1,6M€

15 de Julho, 2025
97
As estratégias das companhias aéreas para captar e fidelizar o cliente
Transportes

LATAM amplia rota Lisboa-Fortaleza até março de 2026

15 de Julho, 2025
59
Próximo artigo
Ryanair anuncia 17 novas rotas para verão 2022 em Portugal

Ryanair anuncia 17 novas rotas para verão 2022 em Portugal

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Notícias Populares

  • Ponte de Sôr avança com obra da Praia Fluvial dos “tesos” em Montargil num investimento de 1,6M€

    Ponte de Sôr avança com obra da Praia Fluvial dos “tesos” em Montargil num investimento de 1,6M€

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • A Solférias apresenta São Tomé

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • LATAM amplia rota Lisboa-Fortaleza até março de 2026

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • PortoBay Falésia avançará no próximo ano com requalificação de 25 milhões

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Amazing Evolution assume gestão da Casa Pôr do Sal no Algarve

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Noticias by Ambiente Magazine

Metropolitano de Lisboa encerrou 2024 com pegada de carbono positiva
Metropolitano de Lisboa encerrou 2024 com pegada de carbono positiva

O Metropolitano de Lisboa encerrou o ano de 2024 com uma pegada de carbono positiva, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. As operações implementadas pela empresa resultaram na [...]

Boticário lança programa nas suas lojas para incentivar descarte correto de embalagens
Boticário lança programa nas suas lojas para incentivar descarte correto de embalagens

O Boti Recicla chega a Portugal como um projeto que facilita a devolução de embalagens usadas das marcas O Boticário, Quem Disse, Berenice? e Aura, através de ecopontos próprios instalados [...]

Opinião: É preciso des(construir) o PNEC
Opinião: É preciso des(construir) o PNEC

Por Ana Calhôa, Secretária-Geral da Associação de Bioenergia Avançada Assumir a liderança na descarbonização implica uma visão ampla e uma responsabilidade partilhada, e Portugal tem dado passos firmes em prol [...]

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para lhe oferecer uma experiência mais relevante, lembrando as suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar “Aceito”, consente a utilização de todos os Cookies. Pode, no entanto, visitar "Preferências de Cookies" para um consentimento mais controlado.
Preferências de CookiesAceitar todos

Preferências de Cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Os cookies, categorizados conforme necessário, são armazenados no seu browser pois são essenciais para a utilização das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como usa / navega no nosso site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Tem também a opção de desativar esses cookies. Mas a desactivação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessárias
Sempre activado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais, receber feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência aos visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
_gat1 minuteCookie instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Teste cookies ajudam a fornecer informações sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e das campanhas. Também acompanha o uso do site para o relatórios de análises. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gid1 dayInstalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam o site. Cria um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, a sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente.
Youtube2 yearsO YouTube define este cookie para registo dados estatísticos de videos incorporados de forma anónima.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysUm cookie definido pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o utilizador obtém a interface do player nova ou antiga.
YSCsessionO cookie YSC é definido pelo Youtube e é usado para rastrear as visualizações de vídeos incorporados nas páginas.
yt-remote-connected-devicesneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências do utilizado para vídeos incorporado do YouTube.
yt-remote-device-idneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do utilizado, usando o vídeo incorporado do YouTube.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-necessarias1 yearSem descrição. Associado a Cookie law info
elementorneverEste cookie é usado pelo site e permite que o proprietário do site implemente ou altere o conteúdo em tempo real.
jnews_view_counter_visits[0]pastCookie que permite efectuar a contagem de visitas a uma determinada notícia sem efectuar duplicações.
GUARDAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC