A Ambitur pretende dar-lhe a conhecer nesta rubrica os profissionais que trabalham na área dos Recursos Humanos no setor do turismo em Portugal, partilhando o seu perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho. A conversa de hoje é com Ana Cardeira, diretora de Recursos Humanos do Grupo Quinta do Lago.
Ana Cardeira nasceu em Faro, a 29 de agosto de 1980, contando com uma Licenciatura em Direito. Por isso, a sua primeira opção de emprego foi como advogada. Mas, há mais de 10 anos atrás, o seu caminho acabou por mudar e foi desafiada a entrar no mundo da hotelaria e dos Recursos Humanos, nessa altura com a Hilton.
Quando começou a trabalhar na atual empresa e como tem sido a evolução?
Em janeiro de 2023.
Qual é o seu dia-a-dia na empresa – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?
O meu trabalho como responsável do RH do Grupo consiste simplesmente em garantir que todos os colaboradores se identificam com a cultura e estratégia do Grupo, quer definindo estratégias de bem-estar, desenvolvimento e compromisso, enquanto equipa e individualmente, quer tornando cada um dos nossos colaboradores parte integrante da estratégia de crescimento e inovação do Grupo. Todos os dias damos passos importantes na construção de uma cultura de integração e pertença, tornando-nos, apesar da nossa dimensão, mais próximos de cada colaborador, incrementando a confiança dos mesmos no nosso trabalho.
Qual a dimensão da empresa a nível de recursos humanos e como é constituída a sua orgânica?
Somos uma equipa de RH de sete pessoas, divididas pelas áreas de processamento salarial, desenvolvimento humano e HST. O Grupo tem, neste momento, cerca de 750 colaboradores, distribuídos por diversos setores, como a segurança, golfe, hospitalidade, desporto, gestão de propriedades, Real Estate, Landscaping.
Quem são os candidatos que a sua empresa procura? Qual o perfil e competências desejados?
Como entende, com um leque tão diversificado de áreas de negócios, e pela dimensão que já temos, estamos sempre a recrutar, sendo certo que esta fase de início de ano é aquela em que o recrutamento é mais intensivo. Relativamente ao perfil e competências desejadas, estes são sempre avaliados de posição para posição, dependendo do perfil que a cada momento pretendemos dar às nossas equipas ou departamentos. No entanto, sabemos que há uma linha condutora independente do perfil definido, que é a atitude e a vontade (seja de aprender, seja de crescer, seja apenas de fazer parte do projeto). No mais que faltar, se faltar, nós estamos cá totalmente preparados para assumir o compromisso de providenciar.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher a sua empresa para trabalharem?
Porque somos um Grupo que está constantemente a crescer, e não pretendemos abrandar o ritmo, e que tem como prioridade o investimento na inovação. Somos o Grupo perfeito para quem tem a ambição de fazer parte de um projeto único, no Algarve e no país, e que proporciona um crescimento profissional sólido, consolidado e de sucesso. O que já somos hoje e os projetos que vamos desenvolver permitem criar uma diversidade de oportunidades, sejam dentro da mesma área de atividade, seja em outras áreas para quem deseja, a determinado ponto, mudar completamente de carreira. É por isso que o nosso recrutamento interno e a progressão interna de carreiras é uma marca do nosso sucesso.
O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
Os RH surgiram por acaso e por paixão. Como consultora na área legal de diversas empresas ligadas à hotelaria, o meu dia-a-dia foi-se cruzando muito com os RH e como curiosa que sou e gosto de aprender o máximo que posso em cada situação em que trabalho, fui ganhando o gosto pela área e pela hotelaria. Um dia, há mais de 10 anos, um Grupo com quem trabalhava, a Hilton, desafiou-me a entrar no mundo da hotelaria e dos RH.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
O perfil de um profissional de RH é complexo e grandemente focado nas soft skills uma vez que o nosso trabalho tem um impacto muito direto nos restantes colegas. Eu destacaria, a empatia, inteligência emocional, capacidade analítica e ser um bom comunicador.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
Com a escassez de pessoas no mercado de trabalho no setor do Turismo/hotelaria, o nosso papel é fundamental na integração de profissionais de diferentes culturas, religiões, gerações e até de objetivos de vida, para manter o setor de boa saúde e em crescimento. Por outro lado, ainda sob o efeito da pandemia, a fuga do setor foi muito evidente na procura de trabalho/profissões com horários mais fixos ou home office, por isso nós os RH desempenhamos um papel muito importante na transformação e criação de uma nova forma de se trabalhar no turismo e hotelaria, criando um ambiente de trabalho respeitador e até promotor do bem-estar e do work-life balance. O nosso papel é hoje, mais do que nunca, estratégico no posicionamento de qualquer empresa no mercado, seja no de trabalho, seja no setor de negócio onde atua.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
Neste momento, a inovação, a diversidade geracional e a escassez de oferta no mercado de trabalho. O desafio que me faz sentir mais recompensada é o desenvolvimento de talentos. Toda a estratégia que está subjacente a um plano de desenvolvimento de carreiras bem-sucedido é muito desafiante, pois é necessário saber orientar, ter disponíveis as ferramentas certas para desenvolver e criar as oportunidades para crescer, sem esquecer que temos de manter toda uma estratégia de motivação em paralelo.