Geração RH com Elisiário Costa, da IHG
Geração RH é o nome da rubrica que a Ambitur retomou e irá oferecer ao longo das próximas semanas. Tendo consciência da importância cada vez maior que os Recursos Humanos desempenham na hotelaria, e no turismo em geral, pretendemos dar-lhe a conhecer o perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho de responsáveis e diretores de RH. Hoje falamos com Elisiário Costa, Head of Security, Recruitment & Development , IHG Hotels&Resorts – InterContinental Lisbon.
Quando começou a trabalhar na atual empresa e como tem sido a evolução?
Comecei a trabalhar na IHG em agosto de 2018. Primeiramente como diretor de Segurança para todas as questões internas de segurança e mercado governamental e posteriormente, mantendo a função de Diretor de Segurança, Gestor de Formação, gestão de desenvolvimento e recrutamento, seja de colaboradores ou estagiários. Tem sido uma evolução acentuada no tempo com inúmeros desafios, mas sempre na linha da frente.
Qual é o seu dia-a-dia no hotel – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?
Bem, o meu dia de trabalho começa bem cedo. Inicia com um esplêndido café e de seguida uma reunião matinal para briefing de todas as tarefas a executar nos departamentos. De seguida poderá ser a ministrar formação, organizar a mesma, algumas entrevistas a candidatos (colaboradores e/ou estagiários). Algumas reuniões internas e tratar de toda a Gestão inerente a novos projetos que estão na calha. A IHG tem sempre inúmeros projetos atrativos e compete-me de momento trabalhar em alguns deles.
Fazer negócios com responsabilidade é uma parte essencial do nosso Saber Ser e Saber Estar na hotelaria. Em 2021, a IHG lançou o programa “Journey to Tomorrow” 2030 para fortalecer ainda mais o nosso impacto positivo sobre as pessoas, as comunidades e o planeta. É um plano que tornará a IHG uma organização ainda mais forte, sustentada numa cultura inclusiva, diversificada, equitativa, promotora dos direitos humanos e focado na proteção e sustentabilidade ambiental, bem como no suporte às comunidades locais.
Qual a dimensão do hotel a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos quadros do hotel?
Somos um Hotel enorme, com 331 quartos, 14 Salas de reunião, 1 Bar e 1 Restaurante. Localizado no centro da cidade de Lisboa, e com uma vista deslumbrante sobre o Parque Eduardo VII e o Rio Tejo, o InterContinental Lisbon é o local perfeito para ficar enquanto se visita a capital portuguesa. A proximidade do Aeroporto de Lisboa, bem como de vários museus, monumentos e miradouros de cortar a respiração, fazem deste hotel um espaço único. Todos os nossos clientes têm a garantia de encontrar aqui o lugar perfeito para ficar deliciados.
Quem são os candidatos que o seu hotel procura? Qual o perfil e competências desejados?
Bem relativamente a candidatos, os perfis pretendidos depende muito da área de trabalho onde esteja disponível a vaga. Formação na área, alguma experiência relevante, faz toda a diferença. Mas não é fator de exclusão. Tal como já referi, temos vindo a apostar no recrutamento dos nossos ex-estagiários, primeiro, porque fomos nós que os formámos, em segundo lugar porque eles querem ficar a colaborar connosco, o que torna os processos de recrutamento na sintonia perfeita.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher o seu hotel para trabalharem?
Porque somos uma das melhores empresas para trabalhar no setor hoteleiro. O nosso “Mindset”, a nossa forma de estar no mercado, a forma como os tratamos desde a entrevista de seleção faz toda a diferença. A nossa mentalidade mudou bastante. Isto é, temos de ter uma postura mais arrojada para com o candidato e queremos que ele sinta um balanço exatamente igual futuramente no seu salário monetário e no salário emocional. Este último de elevada importância hoje em dia em grandes organizações.
O que o levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
Não foi logo um percurso inicial. Acho que a área de RH é que me escolheu. Comecei a trabalhar em RH em 2020, altura de pandemia, e já contava com um par de anos na IHG. Altura difícil para RH, mas também para todas as outras áreas de trabalho. Comecei com o recrutamento, seguindo-se a formação e desenvolvimento. Área de trabalho que desde o primeiro dia me cativou e cada dia que passa, desafio após desafio sinto que esta é a minha casa. Onde me sinto bem e realizado profissionalmente.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
Gostar do contacto com pessoas é essencial. Gostar de estar no centro do trabalho e ter a capacidade de argumentação, saber ouvir é um “plus”. O resto aparece de seguida. Garantidamente se não nascemos para esta área, não vamos estar confortáveis ao ter de lidar com pessoas.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/ hoteleira?
A sua forma de estar. Saber Ser e Saber Estar. tem de se adaptar ao meio envolvente. Acredito que o profissional de RH tem de ter as capacidades de um verdadeiro “Camaleão”. Adapta-se aos mais variados cenários e isso faz dele o excelente profissional que é.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
Desafios todos temos. Mas a arte do recrutamento é sem dúvida a área que mais desafios me traz, mas também a mais apaixonante.
Qual considera o maior desafio na área de recursos humanos atualmente?
Hoje em dia o maior desafio do setor é a elevada rotatividade laboral. Desde 2020, primeiro ano de pandemia, fez com que os profissionais tivessem a necessidade de se reinventar. Muito saíram da área hoteleira, abraçaram novos desafios em outras áreas profissionais e quando tudo começou a estabilizar em 2022, esses profissionais que saíram, já não regressaram. Isso fez com que tivéssemos de nos adaptar a uma nova realidade e procurar recursos de outra forma.
Powered by Bolsa de Empregabilidade