Geração RH é o nome da rubrica que a Ambitur retomou e irá oferecer ao longo das próximas semanas. Tendo consciência da importância cada vez maior que os Recursos Humanos desempenham na hotelaria, e no turismo em geral, pretendemos dar-lhe a conhecer o perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho de responsáveis e diretores de RH. A conversa de hoje é com Marta Nobre, director of Human Resources Regional (Portugal e África) do Pestana Hotel Group.
Marta Nobre nasceu em Beja e tirou a licenciatura na área de Ciências da Comunicação, optando pela área de Gestão de Recursos Humanos na sua pós-graduação e, mais tarde, por um MBA em Hotelaria e Turismo e ainda PDE (Programa de Direção de Empresas). Como estudante de Comunicação, Marta começou por fazer rádio em part time e, no verão de 2000, iniciou a sua carreira na hotelaria como assistente de Recursos Humanos no Pine Cliffs. Três anos mais tarde, teve a oportunidade de participar na inauguração do Sheraton Porto e, em 2010, fez parte da equipa responsável pela abertura do Vidago Palace.
2013 trouxe-lhe novos ares ao assumir o desafio de trabalhar como diretora de Recursos Humanos na Mövenpick, no Qatar, mudando-se dois anos depois para o Dubai, na mesma empresa, mas assumindo responsabilidades corporativas em vários países, incluindo o Qatar, Bahrain e Kuwait. O regresso ao Qatar dá-se em 2017, para trabalhar no Marriott Marquis Doha e, em 2018, decide voltar a Portugal.
A profissional não tem dúvidas de que a escolha do setor do turismo e da hotelaria foi acertada, por se tratar de um setor muito dinâmico, que permite uma aprendizagem contínua e tem um “propósito muito nobre: proporcionar experiências memoráveis que criam valor aos nossos clientes mas também aos nossos colaboradores, tornando-os assim mais felizes”.
Quando começou a trabalhar no atual grupo e como tem sido a evolução?
Iniciei no Pestana Hotel Group em julho de 2019, na função que desempenho até hoje. Durante estes anos enfrentei, juntamente em equipa, alguns desafios que proporcionaram uma evolução constante. Destes desafios, destaco a conjuntura da Covid-19, a escassez de recursos humanos no setor e a evolução do próprio mercado de trabalho. Felizmente temos conseguido superá-los, dando prioridade a iniciativas e a programas de atração e retenção de talento, investindo na área de formação e desenvolvimento, bem como na melhoria contínua das
condições remuneratórias e benefícios.
Qual é o seu dia-a-dia no grupo – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?
Como responsável de Recursos Humanos em mais de 40 hotéis em Portugal e África do Pestana Hotel Group, o meu dia a dia não segue uma rotina fixa e as viagens são uma parte essencial do meu trabalho. É importante manter o contacto com as equipas, acompanhar os processos e compreender as suas necessidades, uma vez que se encontram inseridas em ciclos de atividade diferentes e com dinâmicas muito próprias. É também importante planear e implementar uma estratégia que abranja diversas áreas do departamento, como recrutamento e seleção, formação e desenvolvimento de pessoas, clima organizacional, remuneração e benefícios e uma gestão eficaz de talentos.
Qual a dimensão da empresa a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos quadros da empresa?
O Pestana Hotel Group está atualmente presente em 16 países, conta com mais de 100 hotéis no portfólio e cerca de 5.000 colaboradores. A organização inclui colaboradores nas áreas de serviços partilhados (financeira, recursos humanos, vendas, compras, etc.) bem como pessoas afetas à operação localizadas em diferentes geografias.
Quem são os candidatos que a sua empresa procura? Qual o perfil e competências desejados?
O Pestana Hotel Group procura candidatos com uma atitude positiva e colaborativa, que apreciem o contacto com o cliente, sejam ágeis na tomada de decisões e possuam competências relevantes para o setor ou departamento no qual serão designados.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher a sua empresa para trabalharem?
O Pestana Hotel Group é uma empresa sólida e com foco nas pessoas. Por este motivo disponibiliza programas de desenvolvimento atrativos, como o Pestana Mobility que proporciona aos colaboradores experiências hoteleiras internacionais dentro do grupo. É de destacar também os programas internos de gestão como o Growing Together, um plano de desenvolvimento de carreira no grupo e a Pestana Academy, que oferece um catálogo de formações certificadas, incluindo formações técnicas, comportamentais e de cultura organizacional.
O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
O contacto com as pessoas, a dinâmica entre uma empresa e os seus talentos, e o que se consegue construir com essa interação, é fundamental para mim. Numa empresa as pessoas são o maior investimento, especialmente na indústria hoteleira.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
As competências que considero fundamentais são:
– Capacidade de comunicação aos vários níveis
– Inteligência emocional
– Criatividade
– Flexibilidade
– Assertividade
– Visão estratégica
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
Em hotelaria, o departamento de Recursos Humanos desempenha uma função de parceiro estratégico. A qualidade do recrutamento é essencial no setor e o desenvolvimento de pessoas é igualmente crucial. É importante lembrar que é um setor de pessoas para pessoas.