A Ambitur pretende dar-lhe a conhecer nesta rubrica os profissionais que trabalham na área dos Recursos Humanos no setor do turismo em Portugal, partilhando o seu perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho. Falamos hoje com Sandra Nunes, People Business Partner na Mercan Capital, que integra a AHM – Ace Hospitality Management.
Sandra Nunes nasceu em Lisboa, em 1981, e a sua formação passa pela área da Contabilidade. Diz que não foi ela a escolher o setor hoteleiro para trabalhar, mas sim algo que simplesmente aconteceu. No entanto, confessa que dificilmente se vê a trabalhar em algo diferente pois “é uma área com alguns desafios, mas que eu adoro”. Atualmente é responsável pelos Recursos Humanos de três unidades hoteleiras da AHM. Recorda que a paixão pela hotelaria, e pelos RH, começou nos Hotéis Real, onde esteve durante 17 anos e que considera a sua verdadeira escola.
Quando começou a trabalhar na atual /empresa e como tem sido a evolução?
Comecei na AHM – Ace Hospitality Management em janeiro de 2022. Quando entrei ainda só estavam dois hotéis abertos, com um total de cerca de 50 pessoas. Entretanto, abrimos mais seis hotéis e o Departamento de RH precisava urgentemente de crescer. Em julho do ano passado, demos um passo muito importante que passou pela integração no Departamento de RH da Mercan Capital, grupo do qual a AHM faz parte e que, até então, estava focado nas outras empresas do grupo. Esta integração trouxe mais braços e capacidade de resposta, mas, mais importante, trouxe mais oportunidades. Temos conseguido agora evoluir o departamento no sentido certo, embora ainda tenhamos muitos desafios pela frente! Mas sinto-me muito grata por fazer parte do crescimento e evolução desta empresa!
Neste momento estou responsável pelos RH da AHM e de três, em breve quatro, unidades hoteleiras.
Qual é o seu dia-a-dia na empresa – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?
Passa um bocadinho por tudo, na verdade. Como Business Partner, estou responsável pelas várias áreas, desde o recrutamento, gestão administrativa e contratual, payroll, benefícios, apoio aos colaboradores, etc. Estamos numa fase de crescimento muito intensa, por isso, temos também muitos projetos em desenvolvimento dentro do departamento.
Qual a dimensão da empresa a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos seus quadros?
Neste momento somos cerca de 120 colaboradores na área Corporate e 360 nos Hotéis. Na área Corporate temos os departamentos de Recursos Humanos, Operações, Financeiro, Marketing, Revenue, entre outros, que apoiam diariamente a operação dos hotéis. Nos hotéis temos as equipas operacionais que põem tudo a funcionar para que os nossos clientes tenham a melhor experiência possível.
Quem são os candidatos que a /empresa procura? Qual o perfil e competências desejados?
Os requisitos dependem da posição em si, mas para as posições base consideramos essencial que os candidatos se mostrem motivados e empenhados, além de estarem alinhados com a visão e valores da empresa. Temos excelentes profissionais dentro de casa com capacidade para formar novos colaboradores e dotá-los das competências técnicas necessárias.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher a sua empresa para trabalharem?
A oportunidade é incrível para quem quer fazer carreira em hotelaria. A AHM gere hotéis de várias marcas internacionais: Marriot, Hilton, Whyndam, IHG. Além disso, o Grupo está numa fase de crescimento notável e temos várias unidades para abrir nos próximos anos! Apostamos no desenvolvimento e crescimento interno e iremos sempre olhar primeiro para dentro de casa. As próximas aberturas são prova desse reconhecimento, com várias promoções internas a assegurar posições chave nas unidades.
Além disso, temos uma cultura muito focada nas pessoas e estamos verdadeiramente atentos às suas necessidades.
O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
A minha formação é em Contabilidade, os RH foram um feliz acaso! Estagiei nos Hotéis Real e a ideia inicial era dividir o estágio entre RH e Departamento Financeiro, mas acabei por já não sair dos RH! Os Hotéis Real foram a minha verdadeira escola e estarei eternamente agradecida por todo o crescimento que me proporcionaram. Vivi lá 17 anos da minha vida e conheci pessoas e profissionais extraordinários, que serão sempre uma grande referência para mim. Foi também lá que percebi de que categoria são feitos os profissionais de hotelaria e foram eles que me levaram a apaixonar-me por este mundo.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
Mais do que as competências técnicas, quando trabalhamos para pessoas e mexemos com aspetos tão sensíveis das suas vidas, diria que competências cruciais são a capacidade de comunicação, o relacionamento interpessoal e a empatia. Conseguirmos chegar aos colaboradores e eles saberem que conseguem (e podem) chegar até nós, é fundamental.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
A hotelaria é uma área de negócio muito exigente e, sendo a rotatividade uma das características deste setor, os profissionais de RH devem estar atentos às equipas e apoiar as chefias / direção, analisando as estratégias de recrutamento, novas medidas de retenção, gestão de conflitos, entre outros. Além disso, é importante que as equipas estejam alinhadas com a cultura da empresa e os RH têm aqui um papel fundamental. É essencial que os colaboradores estejam motivados e que sejam apaixonados pelo que fazem.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
O maior desafio neste momento diria que é a adaptação a estas gerações mais novas, que têm uma visão diferente do mundo do trabalho. Os jovens de hoje são, e bem, mais exigentes e temos de conseguir corresponder para que o setor da hotelaria seja visto como uma área atrativa para trabalhar.
O que me dá mais prazer na minha profissão é, sem dúvida, a relação com as pessoas.