Geração RH com Sílvia Calmão, do Legacy Hotel Cascais

A Ambitur retoma hoje esta rubrica com o objetivo de lhe dar a conhecer os profissionais que trabalham na área dos Recursos Humanos no setor do turismo em Portugal, partilhando o seu perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho. E a estreia é com Sílvia Calmão, coordenadora de RH do Legacy Hotel Cascais Curio Collection by Hilton.

Sílvia Calmão nasceu em Lisboa, em outubro de 1976, e escolheu a área de Economia para tirar a sua licenciatura, tirando depois uma pós-graduação em Recursos Humanos e um mestrado executivo em Gestão de Projetos. O primeiro emprego, recorda, foi como gestora do Programa de Financiamentos (PIDDAC) na Direção-Geral de Transportes Terrestres. Mas o gosto por viajar em lazer e o facto de poder aliar este prazer ao dia-a-dia no trabalho levaram-na por outros caminhos. A profissional admite que a hotelaria é um setor que promete “não apenas uma carreira, mas uma aventura contínua” e onde “cada dia traz desafios e oportunidades diferentes”.

Quando começou a trabalhar no atual hotel/e como tem sido a evolução?

Iniciei em novembro de 2023. O onboarding foi muito eficaz. A missão passava por construir um ativo de pessoas forte e dinâmico para gerir diariamente um hotel de referência na zona de cascais.

Nesta fase de pré-abertura os desafios são constantes: o recrutamento e seleção de todas as equipas, a definição de processos e procedimentos e ainda a criação de espírito de equipa tão presente na marca Hilton, são as atividades diárias.

Qual é o seu dia-a-dia no hotel – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?

Atualmente, o dia-a-dia traduz-se em conhecer pessoas interessadas em fazer parte deste novo projeto que irá nascer no centro de Cascais. Preparar o onboarding e criar um espírito de equipa e coesão que permita rumar para o mesmo objetivo: Sucesso do novo Hotel!

Qual a dimensão do hotel a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos seus quadros?

O Hotel terá todas as funções inerentes à atividade da hotelaria (Front Office, Housekeeping, Maintenance, Sales, Marketing), bem como da Restauração (Main Kitchen, Stewarding e F&B). Teremos também um restaurante “Casa Don Alfonso” que oferece toda a história e tradição trazida por uma típica família do Sul de Itália.

Neste momento já somos 32. No dia da abertura contamos ser perto de 80.

Quem são os candidatos que o seu hotel? Qual o perfil e competências desejados?

Neste momento estamos a recrutar para todas as equipas. Marketing, Maintenance, Stewarding, Kitchen, Waiters, Front Office (Receptionist, Doorman e Vallet) e Housekeeping. Procuramos pessoas apaixonadas pela hotelaria, que queiram integrar uma equipa dinâmica e abraçar a abertura do 1º Hotel Hilton em Cascais.

 

Porque devem os futuros profissionais do setor escolher o seu hotel para trabalharem?

Porque somos uma equipa que valoriza cada colaborador enquanto pessoa. Queremos que todos sintam que este projeto resulta da participação e do contributo de todos.

O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?

A paixão pelas pessoas.

Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?

Um excelente ouvinte.

Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?

Poder implementar políticas e práticas que promovam um clima organizacional saudável, como programas de bem-estar, eventos de team-building e comunicação eficaz. Proporcionar a comunicação, é sem dúvida aquilo em que mais acredito como sendo o sucesso de qualquer organização, e da hotelaria em especial.

 

Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?

Para mim o maior desafio é desenvolver e reter talentos num mercado altamente competitivo com identificação de estratégias inovadoras e personalizadas de gestão de carreira.

Se, por um lado, sinto-o como um enorme desafio, por outro é isso que me dá maior prazer. Conseguir manter os funcionários motivados, comprometidos e satisfeitos no trabalho é fundamental para que possam encontrar o equilíbrio certo entre a vida pessoal e familiar com o dia-a-dia do trabalho.

Possibilitar a criação e a participação num ambiente de trabalho positivo e inclusivo que valorize todos os colaboradores é, também, uma enorme satisfação.