Geração RH com Sofia Maia, do Renaissance Porto Lapa Hotel
A Ambitur pretende dar-lhe a conhecer nesta rubrica os profissionais que trabalham na área dos Recursos Humanos no setor do turismo em Portugal, partilhando o seu perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho. A conversa de hoje é com Sofia Maia, responsável de Recursos Humanos do Renaissance Porto Lapa Hotel.
Sofia nasceu no Porto, a 3 de abril de 1991. O seu gosto pela área dos Recursos Humanos foi evidente desde a sua formação, tendo optado pela licenciatura em Turismo e a pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, e tido a primeira experiência profissional no Holiday Inn Porto Gaia. Sofia Maia explica que sempre gostou da área de gestão e foi no secundário, quando escolheu a área de Economia, que teve o primeiro contacto com o setor da hotelaria. A opção pelo Turismo como curso justifica-a por ser mais abrangente, admitindo que uma parte do curso era específica na área da gestão hoteleira. Recorda que, no verão após o primeiro ano da faculdade, concorreu a um estágio autoproposto no Sheraton Porto Hotel & Spa, e foi desde logo selecionada para o departamento de Recursos Humanos. E foi aqui que tudo começou…
Quando começou a trabalhar no atual hotel e como tem sido a evolução?
Iniciei o projeto dia 9 de janeiro de 2023 com o objetivo de fazer uma abertura. O hotel oficialmente abriu dia 17 de abril de 2023.
Qual é o seu dia-a-dia – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?
Costumo dizer que em hotelaria nunca há dias iguais e que trabalhamos sempre no momento. Relativamente às funções, faço diariamente de tudo um pouco desde o recrutamento, organização de formação, processamento salarial e situações que possam surgir e que temos de ter a capacidade de resolver.
Qual a dimensão do hotel a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos seus quadros?
Neste momento, temos uma dimensão de 95 colaboradores, mas o objetivo é aumentar a equipa para 120, pois estamos a construir a segunda ala do hotel. A dimensão do hotel passa por departamentos Direção Geral, Recursos Humanos, departamento Comercial, Marketing e Grupos e Eventos, Alojamento onde se insere a Receção / Reservas / Concierge (que para nós, marca Renaissance são Navigators), Revenue Manager e Andares, depois temos o departamento de F&B onde estão inseridos o Restaurante, Bar e Pool-Bar, Room Service e ainda os Banquetes. Cozinha e Pastelaria, Manutenção e departamento de Compras.
Quem são os candidatos que o hotel procura? Qual o perfil e competências desejados?
O perfil que procuramos são pessoas que tenham o sentimento de compromisso, vontade e garra de abraçar um novo e inovador projeto. Dependendo do cargo procuramos pessoas com experiência na área, não ter experiência não é um fator eliminatório pois temos os melhores profissionais da área a trabalhar aqui no Renaissance que formam com brio e profissionalismo os futuros hoteleiros.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher a sua empresa para trabalharem?
Proporcionamos um bom ambiente de trabalho a toda a equipa, quem entra no projeto Renaissance sente-se em casa pois somos uma família. É importante passar este sentimento a toda a equipa, pois como sabemos passamos mais horas no hotel do que na nossa própria casa e com as nossas famílias. Tentamos sempre proporcionar os melhores benefícios para o staff, criar momentos de atividades de Team Building como festejar os aniversários, eleição do colaborador do mês assim como valorizamos o crescimento profissional dos nossos colaboradores fazendo promoções internas. Pertencemos a um grupo (MERCAN / AHM) que é detentor de vários hotéis no país e em termos de crescimento profissional existem várias oportunidades. Por outro lado, o que nos diferencia no mercado é pertencer à maior cadeia hoteleira do mundo, a Marriott, e ser da marca Renaissance que é única e exclusiva em Portugal.
O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
Acima de tudo ter o sentimento de ajudar o próximo, cuidar e estar para as pessoas. É importante muitas vezes colocarmo-nos no lugar do outro para ter uma melhor perceção do problema e tentar sempre arranjar a melhor solução.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
A comunicação e empatia são peças fundamentais para os profissionais desta área.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
Um profissional de RH é a representação, a cara do cliente interno, é a ponte, o elo de ligação desde os colaboradores até à direção geral, chefes de departamento e acima de tudo até à administração.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
Neste momento, estamos todos a passar pelo mesmo, o maior desafio e o que é mais difícil é o Recrutamento. O que me dá mais prazer nesta área é sentir que de certa forma faço um pouco a diferença na vida pessoal e profissional da minha equipa, com os meus valores como pessoa. Promoções internas é o que me deixa mais feliz , pois é a demonstração clara da evolução profissional do colaborador.