A Ambitur pretende dar-lhe a conhecer nesta rubrica os profissionais que trabalham na área dos Recursos Humanos no setor do turismo em Portugal, partilhando o seu perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho. Conversamos hoje com Virgínia Pinto, responsável de Recursos Humanos do Jupiter Lisboa Hotel.
Virgínia é de Lourenço Marques, Moçambique, com a peculiaridade de ter nascido num ano bissexto, a 29 de fevereiro de 1968, tendo sido registada a 1 de março. Formada em Sociologia do Trabalho pelo ISCSP, recorda que o primeiro emprego foi num café, precisamente para ajudar a pagar os estudos universitários. Após ter concluído a sua licenciatura, começou a responder a alguns anúncios de trabalho e foi chamada para uma entrevista no Hotel Mundial. Afirma que, a partir daí, conheceu a hotelaria e percebeu que “é num hotel que me sinto bem a trabalhar para as pessoas e com as pessoas”.
Quando começou a trabalhar no atual hotel e como tem sido a evolução?
Estou no hotel desde 9 de abril de 2019 e a minha função é, desde o início, a de responsável do departamento de Recursos Humanos do Jupiter Lisboa Hotel.
Qual é o seu dia-a-dia no hotel – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?
Diariamente dou a volta por todos os departamentos, iniciando sempre desta forma o meu dia de trabalho e só depois vou para o gabinete, e de acordo com as alturas do mês , e /ou do ano, as minhas funções estão dividas no que abaixo descrevo:
- Recrutamento e Seleção (processo de entrevistas e avaliação comportamental dos candidatos);
- Acompanhamento e execução de programas de integração de novos funcionários, através do acompanhamento e treino das equipas, para a contribuição para novos planos de carreira e oportunidades de avanço;
- Análise e acompanhamento anual do nosso programa de gestão de desempenho 360º e satisfação dos colaboradores;
- Desenvolvimento de atividades de cultura interna, integradas na política global do Jupiter Hotel Group, no sentido da integração nos objetivos e crescimento do grupo;
- Análise de planos de motivação interna das equipas – desenvolvido em conjunto com a colega responsável pela coordenação interna da cultura do grupo;
- Análise da conformidade legal e ética do nosso hotel em Lisboa e realização de formação profissional interna ao Grupo;
- Processamento salarial.
Qual a dimensão do hotel a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos quadros do hotel?
A dimensão do Jupiter Lisboa Hotel é de 110 colaboradores, com uma equipa de Recursos Humanos de três pessoas (eu incluída).
Relativamente aos quadros do Hotel, existe um Diretor, Assistente de Direção, Chefias e respetivas equipas dos departamentos (F&B, Cozinha, Housekeeping, Receção, Manutenção, Economato, Recursos Humanos, Controlo e Parque, Comercial)
Quem são os candidatos que o seu hotel procura? Qual o perfil e competências desejados?
Em qualquer área, os candidatos que procuramos são fundamentalmente focados no saber Ser, valorizamos pessoas humildes, proactivas e com vontade de progredir.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher o seu hotel para trabalharem?
Porque o Grupo Jupiter aposta em primeiro lugar nas Pessoas com o respeito pela sua individualidade e inclusão, sendo um trabalho que é feito em conjunto com cada colaborador que vem integrar as nossas equipas.
O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
Ser uma apaixonada por pessoas e por sempre acreditar na sua integração holística nas empresas (fundamentalmente na hotelaria, onde tem sido maioritariamente a minha atividade profissional), como a chave para o seu crescimento.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
Gostar de pessoas em primeiro lugar, ter um espírito proactivo, resiliente, ser humilde, ter uma grande capacidade de escuta, empatia, comunicação e senso crítico, estas são na minha opinião as principais competências para um profissional de R.H.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
Um pouco de tudo o que está descrito acima, contudo dando enfase à comunicação e gosto de servir o cliente como a si próprio, tendo com suporte a postura corporal, apresentação, simpatia e orgulho em receber.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
O maior desafio é a comunicação, pois é fundamental fazer diariamente uma conexão comigo, para sentir a energia e observar de que forma posso aperfeiçoar, ultrapassar e melhorar o dia seguinte.