O Gin Tasting Porto, que decorreu no passado sábado na Casa de Serralves, alcançou mais de 5.800 visitantes, tornando-se no evento de gin nacional de maior audiência. Na terceira edição marcaram presença mais de 50 marcas, dos rótulos internacionais incontornáveis às oito novas referências portuguesas.
Do convencional gin tónico, com notas de prova mais citrinas e acídulas, até às coloridas versões de cocktails de gin, com recurso a especiarias, frutos vermelhos e frutos silvestres, o público pôde experimentar diversas preparações. A combinação com gastronomia foi possível com sushi elaborado no evento pelo restaurante Quarenta e 4 e também não faltaram os snacks Hotnuts e o café Vernazza Coffee Roasters.
Destaque ainda para a dúzia de masterclasses e workshops, responsáveis pela vinda até Portugal da maior comitiva internacional de especialistas, de nacionalidades tão distintas como Reino Unido, Alemanha e Espanha. As sessões, especialmente dirigidas a amantes de gin com particular curiosidade sobre as características que tornam a bebida destilada tão apreciada, focaram temáticas tão diversas como processos de destilação e seleção de botânicos. Registaram uma elevada afluência, sempre com lotação esgotada nas salas onde decorreram.