Glion Institute of Higher Education apresenta novos membros do Conselho Diretivo

O Glion Institute of Higher Education anunciou, esta quarta-feira, os três novos membros do conselho diretivo daquela instituição de ensino superior. São eles Fabienne Lupo, Alexis de la Palme e Pierre Tapie.

Fabienne Lupo foi presidente da Fundação da Alta Relojoaria e diretora executiva da Fundação Michelangelo para a Criatividade e o Artesanato. Traz consigo experiência na indústria do luxo.

Segundo a descrição feita pelo Glion, em comunicado, Fabienne Lupo “é uma mulher de convicção e missão que construiu organizações e projetos significativos e de grande escala em bens de luxo, unindo equipas e energias em torno de visões ambiciosas, úteis e concretas: organização do Salon International de la Haute Horlogerie e a sua transformação em Watches & Wonders, internacionalização com Watches & Wonders Hong Kong, Miami, Xangai e Sanya,e a sua digitalização com a pandemia em 2020. Criou também a primeira Bienal de Métiers d’art em Veneza em 2028, denominada Homo Faber e construiu a sua rede internacional e o Guia Homo Faber reunindo os melhores artesãos da Europa. Está também na origem da criação e desenvolvimento da Academia FHH, do Forum de la Haute Horlogerie em parceria com o WEF e o IMD, de exposições culturais e temáticas em todo o mundo, de publicações de revistas, livros, etc…”.

No documento, a instituição informa ainda que a nova membro do conselho diretivo “é a fundadora e CEO da ReLuxury, o primeiro evento dedicado aos bens de luxo e de coleção bem como a todas as iniciativas de economia circular no luxo (upcycling, reciclagem, reparação, blockchain, etc.)”. Para além disso, “é também a fundadora e CEO da Luxpo, a sua própria empresa para acompanhar e aconselhar marcas e organizações de luxo na sua estratégia, comunicação, experiência do cliente e organização de eventos e exposições”.

Fabienne Lupo juntar-se-á ao conselho de diretivo a partir do próximo mês de junho.

Alexis de la Palme tem mais de 25 anos de experiência no setor hoteleiro. Possui um MBA Executive da HEC e um diploma da Glion, na Suíça, em Gestão Hoteleira, e é também um antigo auditor do Institut des hautes études de Défense Nationale // French Defense College.

“Após quase 14 anos no grupo Accor, em cargos como os de vice-presidente de Vendas Mundiais, vice-presidente de Vendas e Marketing para o Médio Oriente e África, e depois como vice-presidente Sénior de Desenvolvimento Hoteleiro da Accor Europa”, junta-se ao conselho diretivo da Glion.

De acordo com a Glion, Alexis de la Palme “entrou para o grupo Edmond de Rothschild Heritage, em junho de 2015, como presidente do conselho diretivo. Sob a sua liderança, cada uma das diferentes empresas familiares (vinho, hotelaria, agricultura, queijo, gastronomia e outros ativos) desenvolve-se em consonância com os compromissos sociais e ambientais do grupo, mantendo sempre os valores fortes da família: empreendedorismo, ousadia e transmissão de conhecimento”.

Em Junho de 2014, foi nomeado Chevalier dans l’Ordre National de la Légion d’Honneur, sendo também Oficial da Reserva da Gendarmeria Nacional há mais de 15 anos, atualmente como Coronel no gabinete do chefe da Gendarmeria Francesa).

Alexis será nomeado em Outubro para substituir Robert A. Spencer, que “cumpriu a sua responsabilidade com a máxima capacidade nos últimos 18 anos”, avança a Glion.

Pierre Tapie é o último membro anunciado para o conselho diretivo da Glion. Segundo a instituição de ensino, “construiu a sua carreira unindo os universos académico e económico. Licenciou-se em Engenharia na École Polytechnique (Paris, 1980), doutorou-se em Biofísica (Universidade Paris-Saclay, 1984) e obteve um MBA (INSEAD, 1990).Após 10 anos como cientista na SANOFI, foi Reitor da Purpan Graduate School of Engineering, durante 11 anos, depois Reitor e Presidente da ESSEC Business School”.

A Glion acrescenta que, “em 2013, criou a Paxter, uma empresa de consultoria centrada na estratégia institucional académica e na engenharia pedagógica, ao serviço de universidades, governos e empresas em todo o mundo. É um Business Angel ativo em tecnologias biológicas, médicas e educacionais”.

“Entre os seus serviços de voluntariado, foi presidente da Globally Responsible Leadership Initiative (GRLI, 2008-2011), membro do Conselho Diretivo da AACSB (2006-2009) e presidente (2009-2013) da Conférence des Grandes Écoles, o principal organismo que representa a sociedade civil académica perante o governo em França. Atualmente, é presidente do VersLeHaut, o primeiro grupo de reflexão francês dedicado à juventude e à educação”, continua o comunicado da Glion.

Pierre Tapie integrará também o conselho diretivo a partir do próximo mês de Junho.

O conselho diretivo do Glion Institute of Higher Education preside à estratégia da instituição e ao seu compromisso contínuo com a excelência. Os seus objetivos incluem assegurar a integridade da instituição e a qualidade do currículo que oferece, rever as principais alterações no currículo, aprovar o planeamento estratégico e analisar os dados financeiros e o desempenho da instituição.