Global Blue e Alipay lançam sistema de reembolso em tempo real para turistas chineses

Global Blue e Alipay lançam sistema de reembolso em tempo real para turistas chineses

A Global Blue anunciou recentemente a implementação com a Alipay do serviço de reembolso em tempo real para os turistas chineses. A Alipay é a plataforma líder de pagamentos digitais operada pelo Grupo Ant Financial Services, permitindo aos turistas chineses receberem o reembolso do IVA das suas compras tax free directamente para as suas contas.

A empresa refere, em comunicado, que os chineses são o principal grupo de globe shoppers à escala global e que têm uma forte preferência pela Europa para fazerem as suas compras tax free e mais de 70% destes turistas optam pelo reembolso do IVA no aeroporto, em dinheiro ou no seu cartão de crédito. Perante este facto, a Global Blue e a Alipay, que já trabalham juntas desde 2014 em nove países europeus, sentiram a necessidade de criar uma nova modalidade de reembolso e estão, pela primeira vez, a oferecer aos turistas chineses reembolsos digitais em tempo real (anteriormente, a validação dos formulários de IVA levava entre 5 a 10 dias úteis).

Disponível exclusivamente para os comerciantes afiliados com a Global Blue, esta opção de reembolso inovadora oferece aos turistas chineses uma maior flexibilidade, dando-lhes a opção de receber o seu reembolso diretamente nas suas contas Alipay. Além disso, este novo serviço melhora a sua experiência no aeroporto e fornece-lhes a confirmação do seu pagamento digital em tempo real.

Depois de efetuarem as suas compras e de preencherem o formulário Tax Free, os turistas chineses que optarem por receber o reembolso via Alipay podem agora completar a transação no balcão de reembolso Global Blue no aeroporto.

Neste momento, o viajante chinês precisa apenas de apresentar ao operador de reembolso o código QR gerado pela aplicação Alipay no seu smartphone. O operador verifica o código, confirma o valor do reembolso e aprova o pagamento para a conta Alipay do cliente. O cliente recebe de seguida e em tempo real uma notificação da Alipay a confirmar que a restituição foi depositada na sua conta Alipay com sucesso.

O novo serviço foi implementado com sucesso em três pontos de reembolso da Global Blue nos aeroportos de Milão, Munique e Helsínquia que ficaram já preparados para o pico de turistas devido ao Ano Novo Chinês, um período chave de compras para os turistas chineses. Nos próximos meses, o serviço será implementado em toda a Rede de Reembolso Europeia da Global Blue, proporcionando uma maior flexibilidade para os turistas chineses em toda a região.