Global Blue: Valor médio de compra dos turistas norte americanos é de 562 euros em Portugal

A Global Blue acaba de partilhar dados que provam que os turistas norte-americanos são a quarta nacionalidade que mais compra em Portugal, gastando em média por cada compra 562 euros, o que representa um aumento de 11% entre 2017 e 2018. Em comunicado, a empresa especializada em soluções de tax-free shopping indica que a Avenida da Liberdade em Lisboa é o local de compras de eleição para os americanos, concentrando 55% das compras efetuadas.

A presença dos turistas americanos a norte também se está a fazer sentir, com 5% das compras Tax Free a serem feitas na cidade do Porto e cerca de 3% na região. A categoria que mais atrai os americanos é a moda, que representa 71% das respetivas compras, seguida das joias e dos relógios, com 18%.

Os turistas americanos não só apresentam o crescimento mais acelerado em termos de Tax Free Shopping em Portugal, como também o maior aumento percentual de compras Tax Free nos últimos três anos a nível global (25%). Este crescimento está em linha com o aumento de 12% registado nos últimos cinco anos em Portugal, o dobro do que aconteceu no resto da Europa.

De acordo com Global Blue, os turistas americanos estão mesmo a consolidar o seu lugar no Top Five dos shoppers a nível nacional, aumentando a respetiva representatividade no que diz respeito à quota de mercado que, em 2018, atingiu os 4,4% (3,9%, em 2017), gastando em média mais 9%. A Europa é, para os americanos, o destino Tax Free por excelência desde 2013. Este fenómeno prende-se com várias razões, nomeadamente com o aumento de ligações aéreas ao continente europeu, a segurança generalizada, os preços mais atrativos (em média os produtos são 15 a 20% mais caros nos Estado Unidos), as taxas de câmbio benéficas, mas também pelo aumento da confiança dos consumidores norte americanos.

Um inquérito da Global Blue destinado a estudar os comportamentos e atitudes de compra deste importante segmento de mercado, revela que, apesar de os turistas norte americanos serem viajantes pouco frequentes – 92% faz, em média, uma viagem durante um período de dois anos – as perspetivas são animadoras para os próximos meses, em que se prevê um aumento da presença e das transações por parte dos turistas americanos na europa.

Na origem do aumento da presença de turistas norte americanos na Europa e em Portugal, e do crescimento do Tax Free Shopping, está o aumento do número e da frequência das ligações aéreas diretas dos Estados Unidos para a Europa e, sobretudo, para Portugal, as quais serão reforçadas já este verão com voos de Boston, Chicago, Washington e São Francisco.

Renato Lira Leite, managing director da Global Blue, considera que “as ligações diretas são um eixo estratégico fundamental para a dinâmica do turismo de compras e estes voos diretos que se iniciarão em breve entre Portugal e os Estados Unidos vão ter um impacto muito positivo no turismo nacional e em particular no turismo de compras”.