GlobalData: Mais de metade dos turistas não mostram preocupação com Covid-19

As preocupações com a propagação de Covid-19 parecem estar a diminuir e as viagens internacionais a retomar. Segundo um inquérito realizado pela GlobalData, 57% dos inquiridos “não estão preocupados” ou “não estão muito preocupados” com surtos de Covid-19, sugerindo que os turistas estão agora mais preparados para viver com este vírus.

A analista Hannah Free refere: “A perspetiva para o turismo em muitos países é mais positiva do que em qualquer outra altura dos últimos dois anos. Contudo, a turbulência e incerteza da Covid-19 criou vários desafios que provavelmente vão complicar mais a recuperação. A procura crescente, juntamente com reduções em massa de pessoal e a competitividade por talento com outros setores resultou em falta de mão-de-obra generalizada em várias economias turísticas como o Reino Unido, Países Baixos e Espanha”.

À medida que os países aliviam gradualmente as restrições e o turismo regressa em muitas partes do mundo, a higiene e a segurança devem continuar a ser uma prioridade e devem implementar-se protocolos sanitários coordenados que protejam trabalhadores, comunidades e viajantes, ao mesmo tempo que se apoiam empresas e funcionários, para estimular a confiança nas viagens, diz a consultora.

A analista adianta: “A recuperação pós-pandémica da indústria do turismo está a ganhar tração à medida que a procura reprimida de viagens internacionais é reavivada. Segundo as últimas previsões da GlobalData, a uma escala global, as partidas internacionais atingirão 68% dos níveis pré-Covid em 2022. Isso deverá melhorar para 82% em 2023, e 97% em 2024, antes de recuperar totalmente em 2025, a 101% dos níveis de 2019. Há motivos para estarmos prudentemente otimistas com o regresso da procura turística, esperando-se o crescimento do turismo internacional finalmente em 2022”.