GlobalData: Mais turistas de cruzeiros em 2021 que preferem reservar diretamente com companhias

Devido à pandemia de Covid-19, as reservas de cruzeiros passaram dos intermediários para os turistas que optam por reservar diretamente junto da companhia em vez de um agente de viagens, revela uma análise recente da GlobalData.

As receitas da indústria para os agentes de viagens em 2021 aumentaram 65% face ao ano anterior, de 11,8 mil milhões de dólares para 19,5 mil milhões de dólares. Porém, diz a consultora, os passageiros cresceram a um ritmo significativamente mais elevado. Os dados da CLIA indicam que o turismo de cruzeiros crescera 95% em termos homólogos passando de 7,1 milhões para 13,9 milhões de pessoas.

Tendo em conta o recente relatório da GlobalData – “Key Trends in Cruises (Cruise), 2022 Update – Analysing Key Market Trends, Opportunities, Challenges, and Projects’ – Craig Bradley, analista da consultora explica que “ao contrário de outros setores do turismo, o aumento percentual das receitas para os intermediários especializados não corresponde ao crescimento dos passageiros de cruzeiros em 2021, sugerindo que os cruzeiristas preferem agora acabar com o intermediário e reservar diretamente com a companhia”.

Numa situação pandémica, é de esperar que tanto as receitas de passageiros como de viagens sejam basicamente similares em termos de ritmo de crescimento, somente com diferenças marginais, explica a consultora. Por exemplo, considerando o turismo inrernacional na sua globalidade, o número total de viagens aumentou 95% em 2021, em termos homólogos, e as receitas subiram 99%, segundo os dados da GlobalData. Contudo, quando olhamos especificamente para a indústria de cruzeiros, é evidente que os intermediários estão abaixo do esperado com aumentos de receitas 30% inferiores ao crescimento de passageiros.

Por outro lado, investigação adicional da GlobalData revela que esta mudança no comportamento das reservas reflete o atual sentimento do consumidor em relação aos intermediários. Num inquérito do terceiro trimestre de 2019, 44% dos inquiridos afirmou que reservavam tradicionalmente através de um intermediário. Mas num inquérito do quarto trimestre, somente 24% dos inquiridos disseram ter reservado as suas últimas férias através deste método. Além disso, os inquiridos que disseram ter reservado diretamente com o prestador do serviço aumentaram de 32% para 36%.

Craig Bradley acrescenta: “Há muitos motivos pelos quais os viajantes preferem agora reservar diretamente, todos eles resultado da pandemia. Alguns querem mais flexibilidade e tranquilidade, enquanto outros viram a sua confiança lesada devido a uma má experiência, sobretudo no que diz respeito a reembolsos. Além disso, a falta de competências na indústria também é problemática, com muitos agentes de viagens de cruzeiros a terem sido demitidos durante a pandemia e consequentemente a mudarem para outras profissões. Mas estas questões podem ser todas resolvidas, indicando que esta poderá ser apenas uma mudança temporária, mas os intermediários de cruzeiros devem agir já para se certificarem de que conseguem captar a procura em 2022”.