GlobalData: “Selos” ambientais vão ser cada vez mais importantes para a indústria do turismo

Muitos viajantes exigem agora maiores níveis de transparência das empresas em termos do seu desempenho ambiental, refere o inquérito da GlobalData que revela que 75% dos consumidores globais concordam que a introdução de rótulos de sustentabilidade nos produtos deveria ser obrigatória. Estes “selos” ajudam as empresas turísticas a aumentar a sua transparência, oferecendo alternativas responsáveis aos viajantes e demonstrando um desempenho ambiental positivo.

Ralph Hollister, da GlobalData, indica que “a adoção de emblemas que denotam um elevado desempenho no que diz respeito a marcos ambientais faz com que as pretensões de sustentabilidade das empresas pareçam mais confiáveis, o que aumentará a procura pelos seus produtos e serviços. O Inquérito de Consumidor da GlobalData 2021 revela que 57% dos inquiridos globais afirmaram que são «frequentemente» ou «sempre» influenciados por produtos ou serviços que são confiáveis”. O responsável acrescenta ainda que “os rótulos ambientais vão ajudar a conquistar a lealdade de viajantes responsáveis a curto prazo e melhorar o posicionamento da marca a longo prazo. Como resultado, um número crescente de empresas de viagens e turismo estão a tentar confirmar os seus esforços de sustentabilidade através da aquisição ou criação de rótulos ambientais e certificações”.

A GlobalData indica ainda que a Booking.com, por exemplo, é pioneiro no que diz respeito a “selos” ecológicos. Em 2021, a Booking anunciou o lançamento do seu rótulo Travel Sustainable, uma medida global de sustentabilidade que se traduz em práticas que vão desde a eliminação de artigos de higiene de plástico de uso único até ao recurso a fontes de energia 100% renováveis.

Hollister diz ainda que “ao criar a sua própria metodologia para a sua medida de sustentabilidade, a Booking.com demonstrou o tempo e recursos investidos nesta iniciativa para proporcionar aos viajantes alternativas sustentáveis. Está a funcionar proativamente para garantir que não fica para trás da concorrência em termos de desempenho ambiental”. E conclui: “Quer seja através da criação de rótulos ambientais independentes ou da adoção de «selos» atribuídos por entidades de certificação externas, as empresas de turismo precisam de trabalhar na direção de obter estes rótulos de qualidade que aumentam a transparência, aumentam as receitas e promovem a sustentabilidade”.