GlobalData: Transações no setor do turismo com tendência a diminuirem nos últimos meses

O setor global do turismo assistiu a 793 negócios (incluindo fusões e aquisições, capital privado e financiamento de capital de risco) no primeiro a terceiro trimestres de 2022, registando um crescimento de 4,6% face às transações de igual período de 2021. Contudo, segundo a GlobalData, considerando a tendência mês a mês, o setor teve uma queda consistente na atividade de negócios nos últimos meses.

A análise da consultora revela que setembro de 2022 marca o terceiro mês consecutivo de quebra em termos de transações no setor turístico. Foram anunciados 56 negócios nesse mês, diminuindo 2,1% face ao mês anterior.

Aurojyoti Bose, analista na GlobalData, explica: “O declínio pode ser atribuído ao conflito permanente entre a Rússia e a Ucrânia, flutuações nos preços do petróleo e inflação crescente, que pesaram fortemente na vontade de concretizar negócios. Na verdade, muitos dos principais mercados testemunharam essa quebra na atividade em setembro”.

O anúncio de fusões e aquisições e negócios de capital privado caiu 29,2% e 25% em setembro face ao mês anterior, respetivamente, enquanto que o número de transações de financiamento de capital de risco aumentou 6,7%.

Mercados de peso como os EUA e a China assistiram a uma queda da atividade de negócios em setembro face a agosto, enquanto que o Reino Unido e a Índia registaram um crescimento.