GlobalData: “Upsizing” poderá ser uma das principais tendências nas viagens

O agravamento da situação financeira dos consumidores tem sido um tema muito debatido no seio da pandemia da Covid-19. Mas, segundo a GlobalData, muitos consumidores conseguiram ultrapassar esta situação e poupar de uma forma eficiente. Esta tendência não deve ser por isso ignorada pelas empresas de turismo que, diz a empresa de dados, precisam de compreender quem nem todos os viajantes querem uma opção de orçamento “amigável” para as suas próximas férias.

Com dinheiro acumulado durante a pandemia, muitos viajantes poderão estar a planear gastar mais do que o habitual na sua próxima viagem. Segundo o inquérito da GlobalData, quando se perguntou se os inquiridos estavam preocupados com a sua situação financeira, 13% afirmaram que “não estavam preocupados”. Embora ainda seja muito inferior aos 34% que disseram estar “extremamente preocupados”, significa que mais de um em cada 10 do mercado global de viagens poderá não sair afetado financeiramente pela pandemia e conseguiu até poupar um montante razoável.

Ralph Hollister, analista da GlobalData, explica: “muitos dos viajantes que formam estes 13% serão provavelmente funcionários de escritório que podem trabalhar em casa. Devido ao facto de passarem a grande maioria do seu tempo confinados às suas casas no último ano, a vontade de viajar terá acelerado. Esta vontade, juntamente com um aumento significativo das poupanças, poderá significar que muitos destes viajantes terão desenvolvido uma mentalidade de “desfrutar” para combater o impacto da pandemia que aumentou o tédio e a frustração para muitos. Esta mentalidade poderá estar presente quando estes consumidores começarem a planear as suas próximas férias, o que poderá resultar em gastarem mais em upgrades de quartos, voos na classe business e viaturas de aluguer de qualidade superior”. E adianta que “bem como pouparem dinheiro nos transportes, em comer fora e outras atividades de lazer, muitos destes consumidores que não foram afetados pela pandemia também pouparam ao não reservarem férias no ano passado, ou ao obterem o reembolso de viagens canceladas. Isto poderá significar que na sua próxima viagem, vão querer voar mais alto e apostar em serviços e produtos de viagens de luxo. Esta tendência poderá também ser impulsionada por uma mentalidade «agora ou nunca», já que quando os viajantes tiverem a oportunidade de ir de férias, vão gastar muito mais dinheiro e ficar mais tempo no caso de outra situação como a pandemia da Covid-19 voltar a acontecer”.