GlobalData: venda direta terá uma “janela de oportunidade” nas viagens pós-Covid

As agências de viagens online (OTAs) foram o canal de reserva mais escolhido para 44% dos inquiridos em todo o mundo durante o terceiro trimestre de 2019, segundo a GlobalData. Mas as políticas de reembolso, juntamente com a falta de um serviço ao cliente eficiente, dão aos principais provedores de serviços a oportunidade de impulsionar as reservas diretas nas viagens pós-Covid.

Johanna Bonhill-Smith, analista de viagens e turismo da GlobalData, explica que “as OTAs dominam o espaço do mercado de viagens online, mas a ausência de políticas eficientes de reembolso em vigor foi uma das maiores preocupações durante a pandemia”. E acrescenta: “O processo de reembolso a um cliente num site de terceiros é consideravelmente mais complicado quando se reservou diretamente, o que dá aos hotéis e companhias aéreas a «vantagem» de atender melhor os clientes durante esta pandemia”.

A empresa forma que existe um forte desejo de que os produtos/serviços se ajustem às limitações de tempo e dinheiro, já que 82% dos turistas estão influenciados por estes fatores, segundo o inquérito.

Quando se trata de um serviço personalizado, 80% são influenciados por estes fatores. É pouco provável, diz a GlobalData, que as OTAs sejam superadas num futuro próximo. Mas os provedores de serviços com uma forte presença nas redes sociais, uma plataforma online e uma aplicação de viagens fácil de usar poderão personalizar com maior eficácia as ofertas e o serviço aos turistas de hoje, permitindo-lhes assim explorar esta “janela de oportunidade”.

Antes da pandemia, 44% dos turistas reservavam através de uma OTA, diz a GlobalData. 36% finalizava a reserva num provedor de alojamento e 32% diretamente com uma companhia aérea.

Contudo, é provável que a pandemia provoque algumas alterações neste sentido. Ao reservar diretamente, os clientes têm mais probabilidades de encontrar um melhor serviço, refere a GlobalData, bem como maior flexibilidade e melhores opções de reembolso, juntamente com preços mais favoráveis.