Globalia e Barceló: Fusão já foi notificada à Autoridade da Concorrência

Globalia e Barceló: Fusão já foi notificada à Autoridade da Concorrência

Categoria Business, Ot's Av's

A Autoridade da Concorrência (AdC) portuguesa foi já notificada pelos grupos turísticos Globalia e Barceló da criação de uma Empresa Comum, conjuntamente controlada, denominada NewCo.

A AdC explica que em Espanha a empresa criada “incluirá as atividades do operador turístico e agência de viagens anteriormente exercidas por aquelas”. Já em Portugal, onde ambos os grupos têm operações, “incluirá apenas as atividades do operador turístico de ambos e as atividades de agência de viagens e transporte aéreo da Barceló”, através da companhia aérea Orbest.

Globalia e Barceló são dois grupos turísticos espanhóis que prestam serviços nos setores das viagens, hotelaria e transporte. Em Portugal, Barceló atua enquanto operador turístico, agência de viagens, grupo hoteleiro e de transporte aéreo (Orbest) enquanto a Globalia apenas não tem agência de viagens no país e transporta passageiros através da Air Europa.

A notificação data 20 de março e foi publicada esta quarta-feira, 25 de março, na página online da AdC. Os interessados em enviar observações têm o prazo de 10 dias úteis (até 8 de abril) para o endereço adc@concorrencia.pt.

Rita Inácio