Góis recebe a final do Tourism Up

Categoria Agenda, Inside

Realiza-se, no próximo sábado, dia 28 de outubro, a apresentação final dos projetos do Tourism Up, o programa de aceleração promovido pelos Territórios Criativos e o Turismo de Portugal, desenhado para apoiar projetos de empreendedorismo ligados ao turismo e valorização de produtos endógenos.

Isabel Neves, dos Business Angels de Lisboa, reafirma em comunicado a importância deste programa, visto que “o desenvolvimento de toda a atividade turística de uma região potencia todas as outras atividades do território”.  Após um roadshow, pelos municípios de Mafra, Coruche, Góis, Alvaiázere, Vouzela e Idanha-a-nova e um bootcamp em Alvaiázere, este programa de aceleração vai chegar à reta final com um bootcamp de dois dias, que irá levar até Góis 20 empreendedores vindos de diversos territórios de baixa densidade e afastados dos grandes centros urbanos.

As boas-vindas serão dadas pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Mário Garcia, seguindo-se uma inspirational talk com a empreendedora Helena Vinagre, da Aromas do Valado. Os dois dias irão contar com várias sessões de formação, momentos de trabalho entre as equipas e os mentores, e sessões de feedback com entidades convidadas de vários locais do país.

José Borralho, presidente da APTECE, afirma que “este tipo de iniciativas devem ser um exemplo para todo o país, criando dinâmicas e gerando fontes de empreendedorismo no tecido económico regional e nacional”. O culminar de mais de um mês de trabalho chegará com a apresentação dos projetos a um júri constituído por Carlos Abade, do Turismo de Portugal, Rui Almeida, do grupo Moneris, José Borralho, da APTECE, Isabel Neves, do Clube Business Angels de Lisboa, Ana Barjasic, da Global Entrepreneurship Network, Paulo Andrez, da EBAN, e Frederico Lucas, dos Novos Povoadores.

O convite é feito pelo administrador dos Territórios Criativos, Luís Matos Martins, que salienta: “É interessantíssima a diversidade e ao mesmo tempo a complementaridade que todos os projetos podem ter, por isso desafio-vos a virem conhecê-los no sábado, pelas 15 horas!”. A apresentação iniciará pelas 15 horas e será aberta ao público em geral, contando com a atribuição dos prémios aos vencedores da iniciativa. O programa disponibiliza dois mil euros em prémio monetário e cerca de três mil euros de prémios em serviços dos parceiros.

Vão ainda estar presentes os representantes dos municípios parceiros e das entidades parceiras do Tourism Up, como o Turismo do Centro de Portugal, Gastão Cunha Ferreira, Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, Millennium BCP, entre outros. A sessão de encerramento será presidida pela presidente da Câmara Municipal de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, e pelo administrador do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Para marcarem presença, os participantes devem inscrever-se em http://bit.ly/2zzrdjj.