A Associação 7 Maravilhas (Associação de Desenvolvimento Local de Sete Cidades), está a promover durante este mês de novembro o Torneio de Outono em Golfe Rústico Açoriano contando com a parceria das Casas Açorianas (Associação de Turismo em Espaço Rural) impulsionadora e pioneira do Golfe Rústico em todas as ilhas dos Açores. “É considerado como um novo elemento de animação turística”, refere em comunicado a Associação acrescentando a possibilidade de “complementar e diversificar a oferta turística do arquipélago, pois é uma forma diferente de praticar golfe, sem afetar o ambiente”.
No dia 10 de novembro o torneio vai realizar-se no “Campo 1” na margem poente da Lagoa das Sete Cidades que foi a vencedora do concurso das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”. O “Pinhal da Paz” vai receber a mesma competição no dia 17 de novembro. Por fim, no dia 24 será no “Campo 2” localizado na margem nascente da Lagoa Azul.
Esta vertente do jogar golfe, não pretende substituir à prática do golfe convencional. O objetivo é “criar um complemento lúdico para ser gozado por verdadeiros golfistas ou não golfistas, com as famílias e amigos num ambiente não comprometido com a competição de alto nível” mas sim “encarada nesta fase como divertimento e forma de promover todas as interpretações de golfe”, pode ler-se no mesmo comunicado. Com esta atividade pretende-se também “promover as unidades de turismo em espaço rural com aptidões”, principalmente pela “rusticidade desta versão e por ser muito amiga do ambiente”. Segundo a mesma informação, o Golfe Rústico já está a ser implementado em diversas zonas do mundo, caracterizadas pela proteção ambiental.
Fique a conhecer as regras para a prática desta atividade:
- Boa disposição.
- Em cada tacada é permitido a utilização de apoio de bola (tee).
- Em cada tacada é permitido melhorar a posição da bola numa distância do comprimento do taco, mas nunca para mais perto da bandeira.
- O buraco (bandeira) considera-se concluído quando a bola estiver dentro do círculo que envolve o marcador, ou quando a bola está a pisar o círculo.
- Após cada tacada um jogador tem cinco minutos para encontrar a bola. Em situação negativa outra bola pode ser usada na zona onde a primeira desapareceu sofrendo o jogador o acréscimo de uma pancada de penalização.
- O campo pode ser desenhado com muita arbitrariedade, desde que a distancia entre bandeiras não seja superior a 120 metros. Podem sobrepor-se buracos. O raio da circunferência, à volta da bandeira, é 0,50 metros. Considera-se a jogada concluída quando a bola entra nesse círculo.