Gondomar: A Capital da Ouriversaria

Gondomar: A Capital da Ouriversaria

O Município de Gondomar situa-se na Área Metropolitana do Porto, possui uma área de 130 km2 e beneficia de uma extensão de rio Douro de aproximadamente 37km.

Este importante recurso confere-lhe fortes potencialidades turísticas ao nível do Turismo Náutico e de Natureza. Neste contexto sobressaem as praias fluviais de Zebreiros, Melres e Lomba que pelo seu enquadramento paisagístico ímpar se afirmam como polos de grande atratividade na época balnear.
O Douro influencia também a gastronomia do Concelho onde o sável e a lampreia são os seus produtos mais emblemáticos.

Para além destes segmentos destaca-se o riquíssimo património cultural e as tradições onde se mantêm as ancestrais artes de trabalhar a talha e a filigrana.

Gondomar é reconhecido como a Capital da Ourivesaria. A filigrana ocupa um lugar de destaque entre as criações dos ourives locais; de produção artesanal é concebida em oficinas de cariz familiar, através de técnicas transmitidas de geração em geração.

A Rota da Filigrana pretende valorizar e dar a conhecer os ourives genuínos de Gondomar, preservando e dinamizando as suas oficinas tradicionais através de visitas-guiadas com marcação prévia em www.rotadafiligrana.com.

Em todos os locais poderá comprar diretamente e ao melhor preço verdadeiras obras de arte, conhecendo o seu autor e todo o processo produtivo. Conheça melhor a arte por detrás de um artigo de luxo, entre uma tradição milenar e o contemporâneo.

Gondomar é um destino multifacetado que proporciona aos seus visitantes experiências autênticas e diferenciadoras, convidamo-lo a conhecer saberes ancestrais, a descobrir o Douro, a explorar a natureza e a saborear a gastronomia local.

Informações e contactos
Site: http://turismo.cm-gondomar.pt
Email: turismo@cm-gondomar.pt
Facebook: Tourism of Gondomar