Gondramaz: Uma obra de arte da Natureza

Nasceu das pedras de xisto que se avistam na Serra por entre a vegetação, erguendo-se da montanha como um quadro pitoresco.

Gondramaz, aldeia integrada na Rede das Aldeias de Xisto, localiza-se numa encosta da Serra da Lousã, a cerca de 9 km da vila de Miranda do Corvo, incluída no Sítio de Importância Comunitária – PTCON0060 – Serra da Lousã, da Rede Natura 2000. Esta aldeia pertence à freguesia de Vila Nova – O Miradouro do Concelho, de Miranda do Corvo.

A paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Aqui predominam os castanheiros, a que se juntam carvalhos e alguns azevinhos, que saltam à vista pelo verdejar das suas folhas e tonalidades de fogo no outono.

Os veados, os javalis e as raposas percorrem, discretamente, as encostas que rodeiam a aldeia. A envergonhada Salamandra-lusitânica marca também a sua presença. Aqui o sussurro da Serra envolve numa experiência única ao ouvir o bramar dos veados.

Encontra-se a meio de uma das encostas da Serra, exposta a nordeste, estendendo-se ao longo de uma linha de festo, ladeada por duas linhas de água bem encaixadas. Esta orografia moldou Gondramaz, que se estrutura a partir de uma rua principal que se sobrepõe à linha de festo, até ao limite em que o declive permitiu construções. Desta rua sai uma rede de ruelas estreitas e sinuosas para percorrer com curiosidade.

Sendo o material predominante o xisto, preserva-se o genuíno espírito de aldeia num aglomerado muito agregado que mantém uma leitura tradicional. O pavimento do chão, com uma notável aplicação em xisto, permite que sobre ele se desenvolva um percurso acessível.

Ao descer pela aldeia, deixando para trás o som dos passos pelo xisto, pisa-se um tapete natural de erva que cresce por entre o xisto tosco do caminho. Ouve-se o som das quedas de água, que lava e tranquiliza a alma, encaminhando até ao Penedo dos Corvos, onde se observam as encostas rochosas e o vale ao fundo coberto por um manto verde formado pelas copas das árvores.

Numa das mais bem-sucedidas intervenções de requalificação da rede das Aldeias do Xisto, não é de estranhar o surgimento de novos habitantes e o ambiente animado que se vive em cada dia, com provas de desportos de natureza, que trazem novos visitantes.

A aldeia do Gondramaz é uma das sete finalistas das 7 Maravilhas das Aldeias de Portugal, na categoria Rurais e Remotas.

[new_royalslider id=”535″]