Google: Há cada vez mais clientes a recorrer pela primeira vez a uma agência de viagens

Segundo divulgou recente a Google, mais de 80% das agências de viagens estão a ser consultadas por clientes que nunca antes tinham recorrida aos seus serviços. 59% dos viajantes quer consultar uma agência de viagens para que os ajude a planificar e personalizar a sua próxima viagem, e 76% dos agentes estão a sentir um aumento de clientes face aos níveis anteriores à pandemia.

Segundo a Travel Weekly, Finnbar Cornwall, diretor do departamento de Viagens da Google, afirmou recentemente que “com toda a incerteza em torno das viagens, estamos a ver cada vez mais pessoas a pedir ajuda às agências de viagens e a procurar aconselhamento, em comparação com o período anterior à pandemia”. E acrescentou: “Não há dúvidas de que no próximo ano as pessoas vão querer viver uma experiência de luxo à sua medida. A oportunidade está nas marcas, quando as pessoas recorrem a elas, de conseguirem esse comportamento sustentado”.

Todos os grupos demográficos, excetuando os Baby Boomers, afirmaram que vão querer gastar mais dinheiro em viagens, mas a Geração Z foi a que mais gastou, já que 82% dos membros de lares com rendimentos elevados afirmaram que planeavam gastar mais em 2021.

Os principais motivos para comprar numa nova empresa foram o custo, já que 39% dos consumidores afirmaram que tinham sido atraídos pelo preço, o valor, as ofertas e as recompensas, enquanto 23% se sentiu incentivado pela capacidade de o conseguir rapidamente e outros 23% pelas opiniões e recomendações.

Cornwall afirmou que os viajantes estão agora mais abertos a fazer uma compra a uma nova agência de viagens, com 40% dos consumidores a dizerem que tinham escolhido comprar numa nova marca quando viajaram.

“O desafio para nós como empresas é que os dados históricos que em tempos tínhamos acerca de como as pessoas nos procuravam, como chegavam até nós, com quem ficavam – já nada disso existe”, avançou o responsável da Google.