“Gostaríamos de voltar à fasquia de 2019, com dois voos diários a partir de Lisboa e um a partir do Porto”

A Emirates comemora em 2021 os nove anos de presença em Portugal e nem a pandemia de Covid-19 afastou a companhia aérea do mercado nacional, onde tenciona continuar a investir. David Quito, country manager da Emirates em Portugal, fez um balanço deste período à Ambitur.pt e garante que estes nove anos “passaram a voar, literalmente”. O saldo é “bastante positivo” pois ao longo de quase uma década, a transportadora transportou, pela primeira vez, “milhares de passageiros portugueses para novos destinos – como o Dubai, Filipinas, Maldivas, Maurícias, Seychelles, Sri Lanka”, entre outros, e “contribuiu significativamente para a economia portuguesa desde o início da operação”.

David Quito recorda que, ao chegar a Portugal, o objetivo primordial passou por dar a conhecer o produto e serviço da Emirates, admitindo que “já havia uma perceção muito positiva e muita curiosidade por parte dos portugueses em viajar com a companhia”. A partir daí a transportadora foi trabalhando destino a destino com operadores, recetivos e associações de turismo, bem como outros stakeholders relevantes, com o objetivo de “desenvolver novos mercados e aumentarmos a quota de mercado”. Hoje, o responsável não hesita em afirmar que “somos líderes de mercado para o Médio Oriente, Ásia, Austrália ou Índico, o que reforça a nossa importância no mercado português e nos enche de orgulho e responsabilidade”.

Claro que a a Covid-19 veio mudar o panorama da aviação a nível mundial mas o country manager da Emirates frisa que a estratégia para Portugal se mantém: “oferecer aos nossos passageiros uma viagem com qualidade e em segurança; simplesmente reforçámos este conceito no contexto atual da Covid-19”. O que não significa que não se tenham introduzido mudanças, especialmente a nível da implementação de procedimentos em todas as etapas de voo. Desde logo no Aeroporto do Dubai, onde a companhia começou recentemente a trabalhar com tecnologia contactless e aumentou a capacidade de verificação digital. Além disso, e começando no check-in, a Emirates lançou kits de higiene gratuitos para todos os passageiros, compostos por máscaras, luvas, toalhitas antibacterianas e desinfetante para as mãos. As portas de embarque e os aviões são regularmente limpos e higienizados, de forma profunda, após cada voo, e toda a tripulação de bordo e de terra possui equipamentos de proteção individual (EPIs). Por outro lado, as cabines dos aviões foram equipadas com filtros de ar HEPA avançados que removem 99,97% dos vírus e eliminam poeira, alergénios e germes do ar da cabine, para garantir um ambiente mais saudável e seguro a bordo.

Neste momento, a Emirates disponibiliza seis voos por semana entre Lisboa e o Dubai, às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos. “Temos vindo a trabalhar para dar resposta ao aumento crescente da procura no mercado”, reforça David Quito. E se, a nível mundial, a companhia já retomou os serviços de passageiros para mais de 120 destinos, tendo recuperado, até ao final de julho, cerca de 90% da atividade pré-pandémica, no mercado português “gostaríamos de voltar à fasquia de 2019, com dois voos diários a partir de Lisboa e um a partir do Porto”. E, para tal, o responsável sublinha que os agentes de viagens, que “sempre foram um pilar fundamental para o nosso trabalho, vão continuar a sê-lo”. E frisa: “O nosso objetivo é continuar a trabalhar com todos os canais de vendas, por forma a chegar ao maior número de passageiros”.

Por enquanto, os destinos com mais procura por parte dos portugueses são o Dubai e as Maldivas, e o country manager da Emirates acrescenta que Luanda também está a ter uma contribuição “muito interessante este verão”. Com prudência, o interlocutor reconhece que o Dubai tem tido um desempenho “muito positivo”, com a EXPO 2020 a realizar-se entre outubro de 2021 e março de 2022, e que “é do nosso interesse continuar a trabalhar e a divulgar o destino no nosso mercado”.

Novidades para já David Quito não adianta mas admite ansiar para que mercados tão relevantes para Portugal como a Tailândia, Bali, Austrália, Hong Kong, entre outros, abram novamente sem restrições. “isso seria uma excelente novidade para o nosso trabalho”, revela. Além disso, a companhia tem preparado várias oportunidades e promoções para os passageiros que viajem para o Dubai, incluindo mais recentemente a disponibilização de passes para a Expo 2020, e de bilhetes gratuitos para o espetáculo La Perle, também na cidade do Dubai.

“O que podemos garantir é continuar a oferecer o melhor produto e serviço aos nossos passageiros, esperando simultaneamente que os destinos abram sem restrições e assegurando medidas de segurança ajustadas à realidade atual”, conclui o responsável.