Governo alemão vai nacionalizar até 25% do grupo TUI

Os acionistas da TUI aprovaram que o Estado alemão fique com uma participação de até 25% do grupo e votaram ainda a favor de um aumento de capital de cerca de 500 milhões de euros.

O principal acionista da TUI é a Unifirm, que é propriedade do multimilionário russo Mordashov, e outro acionista de referência é a família espanhola Riu.

A Comissão Europeia tinha anunciado esta semana que os organismos de controlo da concorrência da UE tinham autorizado o apoio estatal alemão de até 1.250 milhões de euros à TUI. O pacote de ajuda estatal abrange 420 milhões de euros em participações sem direito a voto, que podem ser convertidas em títulos de ações da TUI. Também inclui uma participação silenciosa não convertível de até 680 milhões de euros, bem como 150 milhões de euros de títulos de garantia convertíveis.

Angela Merkel, com os seus três resgates públicos à TUI no valor total de quase 5.000 milhões de euros, evitou a quebra de mais de um grupo hoteleiro com grande dependência do maior operador turístico do mundo.

A TUI totaliza uma dívida líquida de 6.421 milhões de euros e quase 50.000 trabalhadores.