Governo compromete-se a olhar com “muita atenção” para a formação no turismo

A formação no turismo, tema que tem sido repetidamente levantado pelos agentes do setor, está a ser acompanhada pelo Governo português “com muita atenção”, garantiu hoje o ministro da Economia, que falava à imprensa na abertura da 38ª edição da Fitur – Feira Internacional de Turismo em Madrid, Espanha.

Manuel Caldeira Cabral afirmou que, até à tomada de posse do atual Governo, assistiu a “algum desinvestimento” nas rede de Escolas do Turismo de Portugal, lembrando que algumas delas estavam na iminência de fechar. Enquanto que, hoje, “estamos a formar mais e melhor as pessoas, de acordo com aquilo que o mercado quer”, alega.

Em causa, defende o governante, está “um turismo que queremos que seja baseado em pessoas com uma formação sólida e sofisticada, capaz de responder à oferta diversificada e inovadora que a hotelaria portuguesa hoje tem”. “É preciso continuarmos”, apela Manuel Caldeira Cabral.

“O que queremos que haja é uma valorização do produto português”, defende o ministro, sublinhando que apenas será “possível com a valorização da mão de obra, o principal ativo do turismo português”. “Estamos a ter vários países que querem cooperação na área da formação”, nota o ministro da Economia, sublinhando que o Governo pretender continuar esse caminho, que acredita vir a ser “determinante para o aumento dos salários”.