Governo de Cabo Verde autoriza TACV a pedir 2 milhões de euros para assegurar compromissos

O Governo cabo-verdiano autorizou os Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) a pedir emprestados dois milhões de euros ao Banco Angolano de Investimentos (BAI) para assegurar compromissos financeiros e reparar motores de aeronaves.

O Governo cabo-verdiano justifica a autorização do crédito aos TACV com o facto de a companhia aérea de bandeira “enfrentar dificuldades de ordem financeira em consequência de resultados negativos consecutivos”. Segundo  o executivo, o dinheiro vai servir para equilibrar a atividade operacional, ajustar a capacidade de investimento, assegurar que os compromissos financeiros sejam cumpridos em tempo útil, além de reparar motores de aviões.

 

De acordo com a Lusa, o Governo cabo-verdiano autorizou ainda o Tesouro a dar aval à TACV para proceder a reconversão do crédito em carteira, passando o crédito renda para emissão obrigacionista, no valor de 950 milhões de escudos (8.6 milhões de euros).

Há vários anos que a Transportadora Aérea Cabo-verdiana tem enfrentado vários problemas de ordem financeira, com o acumular de dívidas e cancelamentos e atrasos recorrentes nos voos.