Governo lança concurso de incentivos à inovação no valor de 175 milhões de euros

O Governo lança hoje um concurso de apoio às empresas, no montante total de 175 milhões euros do Portugal 2020, destinado a projetos de execução rápida no domínio da inovação produtiva. O objetivo é promover o investimento das empresas ainda em 2016 e no próximo ano, através de um concurso com uma maior agilidade de procedimentos e prazos mais curtos, quer em termos de período de candidaturas quer na tomada de decisão e notificação às empresas.

O concurso está aberto a candidaturas por parte de empresas (grandes e Pequenas e Médias Empresas, PME), visa o desenvolvimento de projetos de investimento nos domínios da diferenciação, diversificação e inovação, na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e destina-se ao cofinanciamento de investimentos localizados em todo Portugal Continental (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).

Como se trata de projetos de execução rápida, o investimento deverá ser realizado no prazo máximo de 12 meses e, pelo menos, 20% do total de investimento deverá ser realizado até 31 de dezembro deste ano. Está ainda prevista a atribuição de uma majoração da taxa de incentivo reembolsável no valor de 10 pontos percentuais para as empresas que concretizem o investimento dentro do prazo previsto nos termos do concurso.

Este concurso do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva inscreve-se no Programa do Governo “Acelerador de Investimento Portugal 2020”e está aberto a candidaturas até ao próximo dia 15 de setembro. O concurso é financiado pelos Fundos Estruturais e de Investimento do Portugal 2020.