Governo lança programa para promover rota das Fortalezas de Fronteira

Governo lança programa para promover rota das Fortalezas de Fronteira

Categoria Advisor, Política

O ministro adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, lançaram ontem, 23 de julho, o programa Dinamizar Fortalezas, que vai promover a rota das Fortalezas na raia, que incluirá 62 fortalezas.

Esta rota é inspirada no Livro das Fortalezas de Duarte d’ Armas, do século XVI. O programa inclui a criação de condições de visitação e de conteúdos e promoção internacional, tirando partido da proximidade ao mercado espanhol. Este programa tem como objetivo promover e dar visibilidade aos territórios do interior e às regiões transfronteiriças.

Portugal é delimitado a norte e a este por um conjunto de fortificações militares que são testemunho da história da sua formação enquanto país. Desde o Tratado de Zamora, que assinala o nascimento de Portugal enquanto o país, ao Tratado de Alcanizes, que fixa as fronteiras do território nacional, houve a necessidade de ter uma rede de fortificações robusta e bem vigiada.

Lançado numa dessas fortificações, o Castelo de Monção, este programa visa ainda transformar as fortalezas em âncoras de desenvolvimento regional que criem emprego e gerem riqueza e se afirmem como novos destinos turísticos. Será lançada uma plataforma onde estarão assinaladas todas as fortalezas que integram o programa e será também feita a promoção internacional desta rota.

*Imagem das Muralhas de Monção