Governo propõe-se a criar plano de ação para impulsionar turismo de compras

A secretária de Estado do Turismo fixou um prazo de seis meses para ser discutido um plano de ação, através de uma estratégia público-privada, para estimular o turismo de qualidade e de compras em Portugal. É a primeira vez que se olha para este tipo de investimento no país. A fasquia é garantir que continuamos na linha da frente nas várias vertentes do turismo.

Respondendo ao debate que se instalou, o anúncio foi feito na passada sexta-feira, dia 16 de março, por Ana Mendes Godinho, no encontro Summit Shopping, Tourism & Economy Lisbon 2018, sob o tema “O turismo de qualidade e de compras, motor económico e social para Portugal e as suas cidades”, que se realizou no Four Seasons Ritz Hotel Lisboa. No plano deverá constar um conjunto de objetivos estratégicos, entre os quais atrair investimento de marcas e operadores de luxo para Portugal e, ao mesmo tempo, captar os turistas que mais gastam.

“Pensemos também o shopping no mercado ibérico sem fronteiras”

Segundo dados avançados pela organização, Portugal foi o país europeu que mais cresceu em tax free shopping em 2017, tendo registado uma subida de 36% com os “turistas extracomunitários a gastarem num dia de compras o mesmo que os europeus numa semana”.

Contudo, “são ainda 12% do total de turistas que visitam o país, mas representam 21% das receitas turísticas nacionais”, disse o presidente do comité organizador do Summit Shopping Tourism & Economy Lisbon, João Vasconcelos, acrescentando que “o ano passado, 20,6 milhões de estrangeiros estiveram em Portugal, onde despenderam 15.100 milhões de euros”.

Sem esquecer a proximidade a Espanha, Ana Mendes Godinho lançou ainda um outro desafio: “Que pensemos também o shopping no mercado ibérico sem fronteiras”. A secretária de Estado do Turismo apelou à discussão de uma estratégia conjunta entre os dois países, mostrando-se empenhada em promover a Ibéria como um destino de shopping junto de mercados longínquos.