Governo quer criar entidade para gerir filmagens em Portugal

Até final do mês de maio, o Governo quer criar uma ‘Film Comission’, com o objetivo de tornar Portugal um destino atrativo para a captação de filmagens. Esta será uma das medidas que irá constar do programa Simplex +, apresentado esta quinta-feira de manhã, durante o segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Durante a apresentação, Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, realçou a importância desta medida do ponto de vista do turismo, visto que não existia em Portugal “uma entidade de ligação direta com quer filmar”, acrescentando que esta é “uma prioridade clara” do Governo.

Na mesma ocasião, a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, falou ainda do projeto piloto para harmonização de procedimentos, a decorrer nos 13 municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Por outro lado, e no âmbito do Simplex  +, Graça Fonseca destacou a criação de uma plataforma, na área da fiscalização, onde irão constar todas as fichas técnicas necessárias às diversas empresas em caso de serem objeto de uma ação fiscalizadora. “As fichas dão ao empresário a previsibilidade e a segurança de que tem todos os documentos em caso de fiscalização”, sintetizou.

Por outro lado, a medida quer também ajudar a coordenar as diversas entidades fiscalizadoras em eventos como festivais de verão.