Governo regional anuncia reforço de 2,5 milhões na ilha do Pico

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou ontem, no Pico, que o Governo dos Açores já concretizou ou tem em curso investimentos no valor de cerca de 2,5 milhões de euros que dotam esta ilha de mais e melhores infraestruturas, reforçando a sua oferta enquanto destino de natureza.
“Numa área que é fundamental ao desenvolvimento da nossa Região, a valorização do nosso ambiente”, destacou Luís Neto Viveiros, à margem da cerimónia de inauguração da adaptação de um armazém tradicional e da nova exposição interpretativa da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, no Lajido de Santa Luzia.
O titular da pasta do Ambiente revelou que as restantes empreitadas, inscritas na Carta Regional de Obras Públicas, são a construção da zona de apoio às descidas da montanha e de uma nova área de estacionamento de viaturas, assim como a construção da Casa dos Vulcões. Também a segurança dos visitantes da Montanha do Pico será reforçada com a disponibilização de mais 150 unidades de GPS.
Estas infraestruturas reforçam a oferta educativa e promocional da Rede de Centros Ambientais dos Açores que, segundo revelou o Secretário Regional, registou mais de 110 mil visitantes em 2015, constituindo-se como o melhor ano até à data.