Grand Hotel Açores Atlântico faz bacalhau brilhar em experiência enogastronómica

O Balcony Restaurant, inserido no Grand Hotel Açores Atlântico, o hotel cinco estrelas da Bensaude Hotels Collection em Ponta Delgada, convida para a nova edição do Jantar Vínico das Rotas da Insulana de Navegação no próximo dia 24 de março.

O Bacalhau dá o mote para esta experiência enogastrónomica recheada de sabores e sensações, num jantar que propõe uma viagem pelas históricas rotas da Empresa Insulana de Navegação, a bordo do Balcony Restaurant, onde a gastronomia, os vinhos e o serviço são embaixadores de prestígio, contando agora com o bacalhau que é parte da identidade e gastronomia portuguesa.

Parte desta história será contada com ligação aos primeiros passos do centenário Grupo Bensaude com a criação em 1866 da Parceria Geral Das Pescas, especializada na pesca do Bacalhau, para sempre ligada à mítica Frota Branca que operava nos mares gélidos da Terra Nova e da Gronelândia. Esta empresa contava com vários navios famosos, tais como, o Argus, o Hortense, o Gazela ou o Creoula, construído no tempo recorde de 62 dias úteis, em 1937, e ainda a navegar na Marinha Portuguesa.

“Esta empresa extingue-se em 1999, mas deixou uma marca profunda quer na pesca, quer na seca do Bacalhau, e é neste contexto histórico que vamos visitar gastronomicamente este produto tão versátil e tão cultural da nossa gastronomia através das texturas, cores, subprodutos e pontos de salga que o compõem nas diversas fases, aliando a tradição do sabor à inovação”, refere o Chef José Gala.

O jantar vai contar com a presença da equipa de enologia da Herdade do Esporão que vai propor uma viagem pelo Alentejo, passando pelo Douro e pela região dos Vinhos Verdes: “a seleção vai ser acompanhada por uma apresentação sobre as respetivas castas e a forma como evolui em garrafa para finalizar com um inconfundível vinho do Porto”, explica o Chefe de Restaurante Acácio Oliveira.

O menu é composto por cinco momentos, começando com amuse bouche de Carpaccio de bacalhau fresco e as suas caras, ostra e gema de codorniz com pairing de Quinta do Ameal. A entrada vai ser Bacalhau fumado com a cerveja regional, feijão arroz e os pickles de pimentos assados e erva patinha acompanhada por Esporão Reserva Branco.

Para primeiro prato principal o Chef Gala sugere as lascas, a língua e os sames de bacalhau, com chícharos regionais, cenoura selvagem assada, nabo e alheira de caça com pairing de Esporão Aragonez e Esporão Touriga Nacional. Já para o segundo prato principal as escolhas recaem sobre Bacalhau do mar e o “bacalhau” da terra, pérola de couve penca com batata olho de perdiz, trufa, guisado cítrico de ameijoa e hortelã da ribeira com Esporão Alicante Bouchet. Por fim, a sobremesa vai ser Pudim de minhotos e pimenta da terra, gelado de ananás, coentros, sponge de bacalhau e espuma de alho negro acompanhado por Quinta das Murças Vintage 2015.

Este jantar tem o custo de 85 euros por pessoa e as reservas são limitadas a 70 pessoas, com pré-pagamento.