Grande Rota do Guadiana recebeu mais de 55 mil passagens pedestres

Grande Rota do Guadiana recebeu mais de 55 mil passagens pedestres

Categoria Destinos, Explore

No ano de 2021 foram precisamente 55.539 as passagens de pedestrianistas contabilizadas na Grande Rota do Guadiana, a grande via pedestre que se estende por VRSA, Castro Marim e Alcoutim.

O elevado número de passagens pedestres vem a confirmar a aposta da ODIANA no turismo de natureza, nomeadamente na promoção do pedestrianismo e no apetrecho de estruturas pedestres, bem como nos sistemas de contagem que permitem o acesso aos dados estatísticos, mas sobretudo avaliar o impacto deste recurso, de forma a delinear estratégias futuras no desenvolvimento do Baixo Guadiana.

Os dados foram aferidos através de um sistema avançado de monitorização na Grande Rota do Guadiana (GR15) que permite a contabilização do número real de utilizadores. Fornece ainda informação útil sobre a carga de utilização dos troços, permitindo minimizar o impacto no meio envolvente e garantindo a sustentabilidade dos recursos.

Recorde que a Grande Rota do Guadiana tem uma extensão de cerca de 165km’s que percorre os concelhos de Vila Real de Santo, Castro Marim e Alcoutim, no Algarve, e sob a tutela da ODIANA, e estende-se até ao Alentejo, ao concelho de Mértola (sob a tutela do Município de Mértola). Para saber mais sobre a GR15 consulte www.baixoguadiana.com e/ou www.guadianatrails.com

A Odiana desenvolveu esta ação de monitorização através do projeto « UADITURS_II – Promoción del Turismo Sostenible en el Bajo Guadiana através del Itinerário Ambiental y Cultural en el Marco de una Estratégia Común», aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.

A salientar que este projeto, bem como os equipamentos e sistema de monitorização, foram instalados pela Associação Odiana, com o apoio dos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.