Greenfest: Uma plataforma de partilha de experiências

A enorme paixão que o tema suscita e a inspiração numa visita a São Francisco, em 2007, onde decorria um festival similar, levou Pedro Norton de Matos a tomar a decisão de organizar, com algumas adaptações, o Greenfest em Portugal. O sonho concretizou-se em 2008 e anualmente renova-se. Trata-se de um projeto mobilizador a nível nacional para consciencializar a sociedade em geral sobre a importância do tema da sustentabilidade e demonstrar que o desenvolvimento e a sustentabilidade são conceitos claramente compatíveis.
Este evento mobiliza anualmente um número crescente de cidadãos que irão depois transmitir a mensagem da importância da sustentabilidade para o nosso futuro, criando um importante efeito multiplicador. E é este aspeto único que caracteriza o Greenfest, que desde a sua génese ambicionou fazê-lo de uma forma inclusiva, alcançando diferentes tipos de público (crianças, jovens, adultos, seniores), tendo atingido na edição de 2014 um total de 25 mil visitantes. Este ano, realiza-se de 8 a 11 de outubro no Centro de Congressos do Estoril.

Este ano, o Greenfest tem como “fio condutor” o tema da “Cidadania Ativa”. A edição deste ano é talvez a mais complexa de sempre ao nível da programação, contando com várias novidades entre as quais a primeira feira das ONG de sempre em Portugal, a Conferência de Sustentabilidade no Turismo, o programa UniverCity que inclui mais de 20 universidades, um programa dedicado à saúde e ainda várias conferências e workshops.

 
Turismo – um setor estratégico

Inspirado no formato norte-americano, o Greenfest em Portugal celebra o que de melhor se faz ao nível da sustentabilidade nas suas três vertentes: ambiental, social e económica. E posiciona-se como uma plataforma de partilha de ideias e experiências dando palco a empresas, autarquias e cidadãos que têm uma “história para contar” ligada ao tema da sustentabilidade.
Neste contexto, e sendo o turismo um setor estratégico para o país, temos assistido a uma crescente preocupação com a conservação e gestão dos recursos. Verifica-se a existência de um “novo turista”, que seleciona o seu destino de férias com base em critérios ambientais e sociais. E a edição deste ano dá palco à realização de uma conferência sobre turismo sustentável.

 
Conferência Turismo Sustentável
O turismo sustentável tem por objetivo salvaguardar o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento económico. Deve conciliar as necessidades dos turistas, das regiões, das populações locais através da criação de postos de trabalho e simultaneamente proteger e criar oportunidades para o futuro.
De acordo com a UNWTO existem mais de mil milhões de turistas anualmente. Um dos maiores ativos do turismo é o património natural. No entanto, os recursos naturais e da biodiversidade enfrentam desafios ambientais sem precedentes.
Nesta conferência o objectivo é mostrar boas práticas do que tem sido desenvolvido ao nível do turismo sustentável. E de que forma o cidadão comum tem contribuído para resultados mais positivos.