Grupo Barceló notifica aquisição da Nortravel

O Grupo Barceló notificou “uma operação de concentração de empresas” à Autoridade da Concorrência nacional, através da uma “aquisição”, por parte da Escalatur, “de controlo exclusivo sobre a Nortravel”. De acordo com comunicado do instituto “a operação de concentração em causa consiste na aquisição pela Escalatur-Viagens e Turismo, Unipessoal, Limitada (“Escalatur”) do controlo exclusivo da Nortravel-Agência de Viagens e Turismo, S.A. (“Nortravel”)”. Ainda de acordo com o documento registe-se que “a Escalatur – integra o Grupo Barceló, um grupo empresarial ativo na área dos serviços turísticos, incluindo oferta hoteleira, de operador turístico, de agência de viagens e de transporte aéreo, num conjunto de países. Em Portugal está presente através das sociedades EP Viajes Barceló, da Halcón Viagens e da Escalatur”. No que diz respeito à Nortravel, “desenvolve em Portugal a atividade de operador turístico diretamente e, através da sua subsidiária, Jade Travel Lda., bem como a atividade de agência de viagens”.

Entretanto adianta a Exame que a Nortravel “segundo os dados da Informa D&B, tem 43 empregados e faturou 30,4 milhões de euros em 2016, exercício em que lucrou 628 mil euros”. Por outro lado, “a Escalatur, que foi comprada pela Barceló em 2001 (hoje controlada pela Barceló Business World, S.L.) foi fundada em 1985 e tem 33 colaboradores. Em 2016 faturou 21 milhões de euros e registou resultados líquidos de 895 mil euros. Em Portugal, além da Escalatur a Barceló detém ainda a EP Viajes Barceló e a Halcón Viagens, rede de 60 agências de viagens comprada em novembro do ano passado”.

De acordo com a Exame “considerando a faturação conjunta das duas empresas, a aquisição pode levar a Barceló Viagens/Escalatur ao top 3 das empresas com maior volume de negócios no setor, tendo em conta os dados da BDO relativos a 2015”.